Louvores ao Senhor

Free Jesus Cursors at www.totallyfreecursors.com

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

O VERDADEIRO NATAL - parte 1

Existem bases bíblicas para rejeitar tudo ou parte do Natal? Qual deve ser a atitude dos cristãos neste assunto?Enquanto que  certos elementos da tradição Natalina são essencialmente pagãos, eles devem ser rejeitados (especialmente as bebidas e o consumismo), o Natal em si e muitas das tradições associadas com ele, pode ser celebrado pelos cristãos que têm uma consciência clara.  
O argumento básico e comum apresentado contra o Natal, é de que não se encontra na Bíblia. Alguns grupos  argumentam que as únicas pessoas na Bíblia que celebravam o seu aniversário eram más, como Faraó e Herodes . Sendo assim, eles ensinam que Deus não aprovaria a celebração do aniversário de Jesus. Primeiro de tudo, o fato é que a Bíblia nada diz contra a prática da celebração de aniversários. O que foi mau nos casos de Faraó e Herodes, não era o fato de celebrarem seus aniversários, mas, sim as práticas más nos seus aniversários (Faraó matou o chefe dos padeiros, e Herodes matou João Batista). Segundo, o que a Bíblia não proíbe, seja explicitamente ou por implicação de alguns princípios morais, é permitido ao cristão, enquanto for para edificação . Portanto, desde que a Bíblia não proíbe aniversários, e se eles não violarem princípios bíblicos, não há base bíblica para rejeitar aniversários. Pelo mesmo motivo, não há razões bíblicas para rejeitar completamente a ideia de celebrar o aniversário de Jesus.
* Se Jesus não nasceu em 25 de dezembro, por que comemoramos nessa data?      
Os que são contra as festas de Natal apontam para o fato de  que Cristo não podia ter nascido no dia 25 de dezembro (geralmente porque os pastores não teriam seus rebanhos nos campos de noite naquele mês), por ser inverno. É verdade que parece não haver evidência como sendo o aniversário de Cristo nessa data. Este fato invalida o Natal? Realmente, não. Não é essencial para a celebração de aniversário de alguém, que seja comemorado na mesma data do seu nascimento. O propósito é o que importa, não a data exata.                        
Apontam também que 25 de dezembro era a data de um festival no Império Romano no quarto século, quando o Natal era largamente celebrado nesse dia. Isto não prova que o Natal é pagão? Não, não o prova. Ao contrário disso,  prova que o Natal foi estabelecido como um rival da celebração do festival pagão. Isto é, o que os cristãos fizeram era como dizer, “Antes do que celebrar em imoralidade o nascimento de um falso deus que nunca nasceu realmente, e que não pode lhe salvar, celebremos com alegre justiça o nascimento de Jesus, o verdadeiro Deus encarnado que é o Salvador do mundo.” A evidência histórica nos mostra conclusivamente, que algumas festas dadas a Israel por Deus, através de Moisés, eram originalmente pagãs, os festivais agriculturais, os quais eram cheios de práticas e imagens idólatras. O que Deus fez com efeito, foi estabelecer festividades os quais tomariam o lugar dos festivais pagãos, sem adotar nada da idolatria e imoralidade associado com ela.      

A escolha do dia 25 de dezembro como data do nascimento de Jesus ofuscou as festividades  do Sol Invicto dos pagãos e consagrou o dia do nascimento do verdadeiro Sol da Justiça, que para os cristãos é Cristo: "Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria" (Ml 4.2). Com isso, destruíram o culto pagão, condenando-o ao desaparecimento. Para que possamos compreender bem a questão, apresentamos o seguinte exemplo: O carnaval no Brasil é comemorado em fevereiro. Imagine se os cristãos brasileiros conseguissem ganhar as pessoas para a fé em Jesus e, ao invés de festejarem o Carnaval, esse período fosse dedicado ao Senhor Jesus... Neste caso, o feriado carnavalesco seria mantido no calendário oficial do Brasil, mas essa data seria dedicada ao culto e aos louvores ao Filho de Deus. Grande parte dos cristãos evangélicos comemora o acontecimento, e não o dia em si, pois para eles todos os dias é Natal.

Entre em nosso grupo no Facebook https://www.facebook.com/groups/getulandia/

Nenhum comentário: