Louvores ao Senhor

Free Jesus Cursors at www.totallyfreecursors.com

terça-feira, 31 de março de 2015

CONTINUAÇÃO DA SÉRIE " AS SETE PALAVRAS DA CRUZ "

" AS SETE PALAVRAS DA CRUZ "
2ª PALAVRA
“Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.” Lucas 23:43.

Como sabemos o Senhor Jesus foi crucificado entre dois ladrões. Ali estava Ele humilhado em todos os sentidos, e ainda mais, contado entre dois transgressores, justo Ele que nada fez para merecer estar ali naquela cruz. E é nessa condição que se trava uma breve discussão entre os dois ladrões e Jesus.

O primeiro ladrão a falar com Jesus é o modelo do sujeito incrédulo, rebelde e zombador. Blasfemando Ele se dirige a Jesus com palavras semelhantes às daqueles que, em terra, blasfemaram. Como que concordando com eles, diz:
“Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós.” Lc 23:39b.

Esse modo de falar é bem semelhante a alguns setores do cristianismo hodierno, pois trata Cristo de um modo bem desafiador: “SE tu és os Cristo” faz isto e isto. Como uma certa pessoa disse recentemente: “se o teu deus não funciona então troque de deus”.

Mas Jesus não responde a essa (s) pessoa (s), Ele mantém o silêncio. O outro ladrão, no entanto, é o modelo do pecador arrependido de seus atos de pecados. Vejamos o que ele diz nos vs. 40,41:

“Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez.”

Notemos aqui algumas coisas muito interessantes que ele fez:
- repreendeu o ladrão blasfemador;
- demonstra temor de Deus;
- reconhece que Jesus é o próprio Deus;
- reconhece que merece estar naquela condição por causa de seus atos;
- demonstra confiança na inocência de Jesus.

Sem cometer o erro de divagar muito em nosso raciocínio, creio que não será exagero de nossa parte pensar que poderia se tratar de um filho de Israel que se desviara da verdade. Talvez ele estivesse no meio daquela multidão que seguia Jesus, ouvindo suas mensagens e vendo os sinais que Ele fazia. Talvez ele estivesse presente quando Jesus em Mateus 11:28-30 disse:Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”

Mas pelo visto ele não quis seguir os ensinamentos de Jesus e aqui vemos onde ele chegou. Assim também muitos hoje estão longe dos caminhos do Senhor, desviados da verdade que ouviram e aprenderam, mas não quiseram seguir. É impressionante a quantidade de pessoas que antes frequentavam as igrejas e agora estão vivendo nas ruas, nas drogas, no crime, nos presídios...

Mas nesse dia ele reconheceu Jesus, lembrou-se das mensagens, dos sinais, das vidas transformadas, das maravilhas que Ele falou e fez. E então é tocado pela graça majestosa de Deus e diz para o Senhor:
“Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.” 
Lc 23:42b.

É um pedido humilde e simples, que o Senhor o leve para o Seu reino eterno. Ele não pediu a libertação da cruz (bênçãos terrenas), como o fizera o primeiro ladrão, mas pede a benção da salvação eterna. E recebe! A consoladora resposta de Jesus no vs. 43 é:
“Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.”

Jesus está cumprindo uma promessa que Ele fizera:
“Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.”
João 6:37.
Ele dá certeza do que diz. Não é “talvez”, “um dia”, “num lugar intermediário”. Mas é “hoje”, “verdadeiramente”, “estarás comigo”.

1 - Que grande e sublime amor o Senhor tem por todo aquele que se arrepende de seus pecados.
Se você está com o coração duro, busque o lugar de arrependimento no Senhor.

2 - Não importa quais sejam os seus pecados, não importa como você se encontra hoje, confesse com sinceridade os seus pecados e creia que o Senhor lhe perdoará todos os pecados.

3 - Essa é a nossa certeza, de que assim que formos chamados estaremos com o Senhor na glória celestial.
Mas assim como o céu é uma certeza para o crente, para os incrédulos está reservado “fogo eterno” conforme Mateus 25:41. Se o segundo ladrão, arrependido foi salvo, o que resta para o primeiro ladrão, blasfemo e endurecido por seu pecado?
De qual dos dois grupos você faz parte?

Nenhum comentário: