Louvores ao Senhor

Free Jesus Cursors at www.totallyfreecursors.com

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

160 ANOS DE CONGREGACIONALISMO NO BRASIL - 1855 / 2015


Antes da segunda metade do século XIX, várias foram as tentativas de instalar um trabalho Evangélico no Brasil, contudo, em nenhuma delas houve sucesso.
Em 10 de maio de 1855 desembarcaram no Rio de Janeiro, procedentes da Inglaterra os missionários Rev. Robert Reid Kalley (1809-1888) e sua esposa Sara Pouton Kalley (l825-1907); vinham por conta própria, sem nenhum vinculo com entidade missionária, porém dispostos a fundar um trabalho de evangelização aos brasileiros.
Ele escreveu: "Quando cheguei ao Rio em 1855, não ouvi falar de nenhum brasileiro protestante nem de alguém que se esforçasse por evangelizar."
Entretanto, no Rio de Janeiro, não foi encontrado um local adequado ao trabalho que o Dr. Kalley, médico,  e sua esposa pretendiam desenvolver; dirigiram-se a Petrópolis em 27 de junho de 1855.
No dia 19 de agosto de 1855, fundaram, na cidade serrana de Petrópolis, a primeira Escola Dominical, com a presença de cinco alunos, reunidos para o estudo comum das Escrituras Sagradas.
Em 08 de novembro de 1857 realizou-se em Petrópolis o batismo do sr. José Pereira de Souza Louro, português, primeiro fruto do trabalho iniciado pelo casal Kalley; no ano seguinte em, 11 de julho de 1858, o Sr. Pedro Nolasco de Andrade, primeiro crente brasileiro batizado, também batizado pelo Rev. Dr. Kalley, ocorrido no Rio de Janeiro. Nesse mesmo dia - 11 de julho de 1858 – foi organizada a Primeira Igreja Evangélica do Brasil cujos ofícios religiosos e demais atividades seriam realizados em língua portuguesa – IGREJA EVANGÉLICA FLUMINENSE - que é a célula máter da “União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil”.

ASSISTA A ESSE VÍDEO FEITO PELA TV BRASIL SOBRE O TRABALHO DA IGREJA CONGREGACIONAL 
www.youtube.com/watch?v=EIgPwq8PG94

Nas sugestões de sites abaixo, você encontra um link direto para assistir esse programa feito pela TV BRASIL . 

Culto Comemorativo pelos 160 anos na IEC Bento Ribeiro - RJ

Nenhum comentário: