Louvores ao Senhor

Free Jesus Cursors at www.totallyfreecursors.com

sábado, 31 de outubro de 2015

31 de outubro - DIA DA REFORMA PROTESTANTE - para assistir os vídeos, dê um pause no play da rádio acima


Em 31 de outubro é comemorado por evangélicos de todo o mundo o dia da Reforma Protestante. Em 1517, o monge agostiniano Martinho Lutero pregou publicamente suas 95 teses, na porta da Catedral de Wittenberg (Alemanha).
Seu apelo era por uma mudança nas práticas da Igreja Católica, por isso o nome “Reforma”.
A iniciativa teve consequências por toda a Europa, dividiu reinos, gerou protestos e revoltas. E mudou para sempre a Igreja. Para alguns, Lutero destruiu a unidade do que era considerada “a” igreja, era um monge renegado que desejava apenas destruir os fundamentos da vida monástica. Para outros, é um grande herói, que restaurou a pregação do evangelho puro de Jesus e da Bíblia, o reformador de uma igreja corrupta.
O fato é que ele mudou o curso da história ao desafiar o poder do papado e do império, e possibilitou que o povo tivesse acesso à Bíblia em sua própria língua
A principal doutrina de Lutero era contra o pagamento de penitências e indulgências aos líderes religiosos. 
Ele enfatizava que a salvação é pela graça, não por obras.
Conta-se que muita coisa mudou dentro daquele monge até então submisso ao papa quando, em 1515, Lutero começou a dar palestras sobre a Epístola aos Romanos. 
Ao estudar as Escrituras se deparou com o primeiro capítulo de Romanos, que decretava 
o justo viverá pela fé”. Desvendava-se diante dele o que é conhecida como “justificação pela fé”, ou seja, a justificação do pecador diante de Deus não é por um esforço pessoal, mas sim um presente dado àqueles que acreditam na obra de Cristo na cruz.

O movimento encabeçado por Lutero ocorreu durante um dos períodos mais revolucionários da história (passagem da Idade Média para o Renascimento) e mostra como as crenças de um homem podem mudar o mundo.
A controvérsia acabou sendo, segundo historiadores, maior do que Lutero pretendia ou imaginara. Porém, ao atacar a venda de indulgências por parte da igreja, acabou opondo-se ao lucro obtido por pessoas muito mais poderosas do que ele. Segundo Lutero, se era verdade que o Papa tinha poder de tirar as almas do purgatório, devia usar esse poder, não por razões egoístas, como a necessidade arrecadar fundos para construir uma igreja, mas simplesmente por amor, e devia fazê-lo gratuitamente. A idolatria aos santos também foi um dos grandes pontos de discórdia com os líderes católicos.
A maioria dos historiadores concorda que Lutero teria tentado apresentar seus argumentos ao Papa e alguns amigos de outras universidades. No entanto, as teses colocadas na porta da Catedral de Wittemberg e os muitos argumentos teológicos impressos e distribuídos por ele nos meses seguintes, acabaram se espalhando por toda a Europa, fazendo com que ele fosse chamado ao Vaticano para se retratar perante o Papa. A partir de então, entrou abertamente em conflito com a Igreja Católica.

Acabou excomungado em 1520, pelo papa Leão X. Alegava-se  que ele incorria em “heresia notória”. Devido a esses acontecimentos, Lutero temendo a morte, ficou exilado no Castelo de Wartburg, por cerca de um ano. Durante esse período trabalhou na sua tradução da Bíblia para o alemão, resultando na impressão do Novo Testamento em setembro de 1522.
Sobre o legado de Lutero, o famoso pastor Charles Spurgeon escreveu:
Lutero aprendeu a ser independente de todos os homens, pois ele lançou-se sobre o seu Deus! 
Ele tinha todo o mundo contra ele e ainda viveu alegremente.
Se o Papa excomungou, ele queimou a bula de excomunhão! Se o Imperador o ameaçou, ele alegrou-se porque se lembrou das palavras do Senhor: “Os reis da terra se levantam, e os príncipes dos países juntos. Aquele que está sentado nos céus se rirá” (Salmo 2).
Quando disseram-lhe: “Onde você vai encontrar abrigo se o Príncipe Eleitor não protegê-lo?”. Ele respondeu: “Sob o escudo amplo de Deus”. Lutero não podia ficar parado. Ele tinha que escrever e falar! E oh, com que confiança ele falou! Abominava as dúvidas sobre Deus e as Escrituras!

Para algumas vertentes do catolicismo, os protestantes são hereges. Para outras, “irmãos separados”. O movimento originado por Lutero ficou conhecido como Protestantismo e seus seguidores como “protestantes”. O termo é pouco comum no Brasil, onde se prefere usar “evangélicos”, ou seja, os que seguem a Bíblia, principalmente os ensinos de Jesus e dos apóstolos como ÚNICA regra de FÉ e PRÁTICA
Este vídeo apresenta outros reformadores :

HALLOWEEN NÃO É BRINCADEIRA - AFASTE-SE ! REJEITE !


A tentativa de fazer com que o dia 31 de Outubro entre para o nosso calendário como “Dia das Bruxas” está, infelizmente, caminhando a passos largos. Ano após ano, escolas, clubes e outros grupos aproveitam a data para“comemorar” o Halloween utilizando-se de fantasias de bruxas, fantasmas e duendes, com abóboras e mamões transformados em caveiras...
Um pouco de História: A comemoração do Halloween teve início na Irlanda, há mais de 3 mil anos, no chamado Samhain - festival da colheita dos celtas. Os Druidas (magos celtas) acreditavam que nessa noite a janela que separava o mundo dos vivos do mundo dos mortos desaparecia, e as almas dos mortos regressavam numa visita aos lares terrenos. Para manter esses espíritos contentes e afastar os maus espíritos de seus lares os celtas deixavam comida e doces na parte de fora de suas casas, e realizavam rituais com sacrifícios humanos.
Significado espiritual: Em nossos dias, tanto no calendário pagão (movimento neo-pagão), como na bruxaria e no satanismo, o Halloween é a data mais importante do ano. Rituais para invocação de espíritos, comunicação com os mortos, adivinhações, e até mesmo a adoração e evocação do próprio diabo são realizados de maneira pródiga neste dia.
Como cristãos, não podemos fechar os olhos para as nefastas consequências que esta “comemoração” traz para as pessoas e para a nossa nação. Vamos enumerar algumas:
1) Todos os valores enaltecidos nas festas de Halloween são contrários à boa, agradável e perfeita vontade de Deus para as nossas vidas. 
Veja o que a Bíblia diz sobre esses temas dessa festa :

Morte - “Todos os que me aborrecem amam a morte.” (Provérbios 8:36) - QUEM AMA A DEUS, AMA A VIDA, E NÃO A MORTE E SEUS SÍMBOLOS, COMO CAVEIRA, ESQUELETOS, ETC.
Bruxaria e Feitiçaria - “Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou se dedique à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria...” (Deuteronômio 18:10) - MAGIA MEXE COM FORÇAS ESPIRITUAIS DO MAL, OS DEMÔNIOS
Comunicação com os mortos - “Não permitam que se ache alguém entre vocês que faça encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos. O Senhor tem repugnância por quem pratica essas coisas” (Deuteronômio 18:11-12) - O PERIGO DE BUSCAR CONTATO COM QUE MORREU É QUE ELES NÃO NOS OUVEM NEM RESPONDEM. SÃO OS SERES ESPIRITUAIS DO MAL QUE SE FAZEM PASSAR POR ELES PARA ENGANAR OS HUMANOS
Ocultismo - “E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as. Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe.” (Efésios 5:11-12) - QUEM AMA E SERVE A DEUS TEM TUDO ÀS CLARAS, NÃO AGE NA ESCURIDÃO, NEM NAS TREVAS, POIS DEUS É LUZ !

2) Embora muitos participem de tais comemorações de maneira inocente e lúdica, sem o objetivo de adorar a satanás, indiretamente estarão fazendo isso. Observe as palavras do próprio Jesus Cristo:
Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro” (Mateus 6:24).

3) A popularização de figuras como bruxas, feiticeiros, duendes, caveiras e espíritos malignos presentes no Halloween, faz com que, a médio e longo prazo, crianças e adultos, não só aceitem tais figuras e valores, mas as amem! É uma espécie de condicionamento através do qual, as pessoas passam a amar e a admirar os valores satânicos, tão abomináveis diante de Deus. "Aquilo que uma geração tolera, a próxima adota como estilo de vida normal". O contato constante com estes valores afeta nossa sensibilidade de tal maneira que, o que antes parecia feio e errado, nos pareça normal e aceitável. Assim, ao sermos coniventes com esta “festa”, estaremos condenando as próximas gerações a aceitarem como corretos e aprazíveis os componentes do Reino das Trevas:
Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!” Isaías 5:20.
CONCLUSÃO:
Embora nem todos tenham consciência disso, uma tremenda guerra espiritual está ocorrendo bem acima de nossas cabeças, e o Halloween é uma das estratégias do diabo e suas hostes espirituais para tentar enaltecer e popularizar as obras das trevas. Cabe a cada um de nós demonstrar verdadeiro repúdio a esta maldita celebração importada dos EUA. Como disse Eddy Andrade Pinos, diretor regional da Cultura no Equador há alguns anos atrás: "Nada temos que fazer com bruxas nem abóboras, tampouco enganar as crianças com contos de bruxas"... Também nenhuma escola pode obrigar seus alunos a participarem destas festas, uma vez que ultrapassam o campo cultural e acadêmico, e violam princípios cristãos. Por isso, por amor a Jesus, não tomem parte destas coisas!

Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor; vivam como filhos da luz e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor” (Efesios 5:8, 10)
Autora: Márcia Rezende
HALLOWEEN NÃO É BRINCADEIRA !
"
Não participem das coisas sem valor que os outros fazem, coisas que pertencem a escuridão. Pelo contrario tragam todas essas coisas para a luz." Efésios 5:11
"Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar."
I Pedro 5:8


sexta-feira, 30 de outubro de 2015

CLIPE OSEIAS E ANA - " O teu Deus é o meu Deus " Dê um pause no play da rádio acima e escute a linda canção... se quiser clique em full screen para assistir em tela cheia



O AMOR tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba; havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciências, passará. Agora, pois permanecem a fé, a esperança e o Amor. Porém o maior destes é o Amor.
I Corintios 13: 1-4-6-7-8-13

NOVELA OS DEZ MANDAMENTOS - TV RECORD 

CONSELHOS - BÊNÇÃOS PARA OS CASAIS


1- Cuide-se bem para a pessoa que você ama. Você precisa estar bem.

2-
Cuide bem da pessoa que você ama. Surpreenda esta pessoa com pequenos gestos de amor. Prepare uma comida que ele gosta, compre um chocolate para ela, agrade seu marido / sua esposa.

3-
Separem um tempo só para vocês dois. Dedique-se aos filhos e a família, mas, separe um tempo só para vocês dois. De vez em quando vão tomar um sorvete, comer um lanche, fazer um passeio, etc.

4-
Evitem televisão ou computador no quarto de vocês. Muita gente se esquece da pessoa amada, trocando-a pelo jogo, filme, novela ou internet.

5-
Procurem dialogar, conversando com sinceridade, sem mentiras. Sejam amigos, precisa haver companheirismo. Os problemas de um, são dos dois e as vitórias de um, são dos dois.

6-
Saibam sempre se perdoar e esquecer os erros do passado. Procure compreender a pessoa amada.

7-
Controlem bem o dinheiro, não gastem mais do que ganham.

8- Viva com seu marido / sua esposa na sua casa
e não na casa dos seus pais. A Palavra de Deus é clara, "Deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá a uma mulher". Gênesis 2:24. Viva com a pessoa que você ama e cuide dos seus filhos. Os avós podem ajudar, mas quem tem que criar e cuidar dos filhos é o pai e a mãe e não os avós. Sejam responsáveis; se tem filhos, cuide bem deles.

9-
Tenham um quarto só para vocês dois, com chave na porta para ficarem a vontade. Após o casamento, o prazer físico e emocional é aceito e abençoado por Deus.

10-
Seja fiel ao seu marido / sua esposa, diga não às aventuras que podem destruir seu casamento e acabar com seu lar.

11- Honre,
trate bem o seu marido / sua esposa, não grite e não xingue.

12-
Juntos participem na casa do Senhor e sempre que puderem estejam juntos nos cultos e encontros da Comunidade na Igreja.

13-
Cuidado com quem e com o que você leva para dentro de casa. Cuidado para não se contaminar.

14- Sempre em suas
orações peça ao Senhor Jesus que abençoe o seu coração e o coração do seu marido / da sua esposa.

O casamento é um pacto de fidelidade pelo qual ambos os cônjuges prometem viver lado a lado na alegria e na tristeza, na fartura e na pobreza, na saúde e na doença, na juventude e na velhice; fiéis um ao outro nos melhores e nos piores momentos. O que diz a Palavra do Senhor? "Não quebrarei o que saiu dos meus lábios" (Salmo 89:34)
Lute pelo seu casamento, independente da pessoa com a qual você se uniu. Não perca a esperança. Nada é impossível para Deus. Ele é o Todo-poderoso que pode curar a sua dor, sarar as suas feridas e arrancar as amarguras do coração. 

ORAÇÃO DOS CASAIS

Senhor Deus,  peço que abençoe o meu coração e o coração de….(Nome do marido ou esposa)…. Abençoe nossa vida íntima para que haja amor, respeito, harmonia, satisfação e felicidade. Eu quero ser melhor a cada dia, ajuda-nos em nossas fraquezas, para não cairmos em tentação e livra-nos do mal. Derrame Sua graça sobre nossa família, nossa casa, nosso quarto e ponha teus olhos em nosso favor, para que nosso projeto de vida se realize, pois queremos ser sempre  fiéis a Ti. Queremos que o Senhor participe da nossa união e more em nossa casa. Conserva-nos no amor puro e verdadeiro e que todas as bênçãos referentes ao matrimônio, estejam sobre nós. Em nome de Jesus . Amém!!!

(fonte:joseluizdasilva)

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

O SIGNIFICADO DO SANGUE NAS CASAS DOS HEBREUS


Deus então deu início ao processo de libertação do povo de Israel, e enviou dez pragas sobre toda terra do Egito.
A décima praga (A MORTE DOS PRIMOGÊNITOS), foi de grande dor e destruição em toda terra do Egito, visto que em toda casa, em toda família havia um primogênito. "E haverá grande clamor em toda a terra do Egito, como nunca houve semelhante e nunca haverá." Êxodo 11:6.
Os israelitas foram orientados por Deus a sacrificar um cordeiro novo por cada família, o cordeiro teria que ser: sem defeito, sem mancha, imaculado, e o sangue do cordeiro seria aspergido sobre as ombreiras das portas das casas do povo de Israel. Dessa forma, o SENHOR Deus deu livramento e escape ao seu povo .
"E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito." Êxodo 12:13.    .
A família que não obedecesse e não colocasse o sangue, o anjo da morte matava o primogênito daquele lar.

É verdade que essa história aconteceu há muito tempo atrás, porém, o mesmo acontece diariamente nos dias atuais, até porque aquele fato é apenas uma sombra do que iria acontecer, e está acontecendo.

O Cordeiro, puro, sem mácula, sem mancha, sem defeito e imaculado é Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, e que derramou seu  sangue para nos livrar e proteger da destruição e da morte. 
"No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." João 1:29.
Quando o homem confessa a Cristo como Senhor e Salvador de sua vida e crê no coração, automaticamente O SANGUE DO CORDEIRO DE DEUS, vem sobre sua vida e o protege.
"E por isso também Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta.” Hebreus 13:12.

Se o Sangue de Jesus está sobre a sua vida não tenha medo de nada, pois nenhum mal poderá te atingir: praga, feitiços, magias, palavras de maldições, etc. nada, absolutamente, nenhum mal chegará à sua tenda.  PORQUE NO SANGUE DE JESUS HÁ PODER.
"Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti."
"Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda." Salmos 91:7,10.

Porém, infelizmente, assim como nas casas dos egípcios, existem muitos lares nesse instante sendo destruídos, e embaraçados pelos constantes ataques do inimigo, seja na área financeira, na saúde, na vida conjugal e emocional etc...
São casas sem o Sangue do Cordeiro de Deus - JESUS, que não possuem a marca do sangue de Cristo e por isso se tornam presas fáceis para o ataque do maligno.
Portanto, coloque Jesus no seu lar, na sua vida, peça para que Ele aspergir seu coração, sua família com o sangue DELE, antes que seja tarde demais.
E o que fazer para ter o Sangue do Cordeiro de Deus sobre sua vida? 
Simples: reconheça a Jesus Cristo como SENHOR e SALVADOR de sua vida, e você terá para sempre a proteção e o livramento da condenação eterna.


(fonte:cmartucelli)

10 RAZÕES PARA NÃO CONSUMIR BEBIDAS ALCOÓLICAS


1-Doenças: O consumo do álcool está ligada a diversas doenças, como hepatite alcoólica cirrose, gastrite, pancreatite, perda de sensibilidade no corpo, alteração dos reflexos, câncer, miocardiopatia alcoólica (doença cardíaca causada pelo álcool), entre outras.
2-Dependência: Com o consumo constante de bebidas alcoólicas o organismo passa a necessitar de quantias cada vez maiores de álcool, podendo levar a pessoa a perder o controle e ter compulsão à bebida, características do alcoolismo.
3-Consciência: A bebida faz com que o indivíduo tenha a perda de consciência pessoal. Quem exagera no consumo, muitas vezes, não lembra do que fez ou o que falou.
4-Família: Quem bebe demais perde o respeito e a autoridade familiar com os filhos. Além disso, está comprovado que as famílias que bebem influenciam os adolescentes a beber.
5-Outras drogas: Na maioria dos casos de dependentes químicos, o álcool foi a porta de entrada para as outras substâncias.
6-Volante: Com a Lei Seca, quem é flagrado dirigindo alcoolizado é penalizado. Mesmo que não seja pego em uma blitz, quem bebe e dirige corre o risco de morrer ou matar outras pessoas por falta de reflexo na direção.
7-Efeitos colaterais: Dor de cabeça, enjoo, olheiras e mal estar. Estes são alguns dos sintomas de quem exagera no consumo de bebidas alcoólicas e no dia seguinte acorda com ressaca.
8-Boa forma: Beber bebida alcoólica no fim de semana, após passar a semana tendo hábitos saudáveis, com alimentação balanceada e exercícios físicos, é jogar um balde de água fria em todo seu esforço. A bebida tem muitas calorias.
9-Desidratação: Um dos efeitos colaterais da bebida alcoólica é o efeito diurético. O corpo vai precisar de mais água para filtrar o álcool no organismo e como nem todos lembram de se hidratar corretamente. Com isso, a água será retirada da constituição do organismo, causando desidratação.

10 - COMO CRISTÃO: Jesus Cristo me libertou de quaisquer imposições que a sociedade, a carne ou o diabo possam colocar sobre mim. A liberdade que Cristo me dá é suficiente para que eu tenha plenas condições de dizer “não” a qualquer coisa que achar inconveniente. 
Se eu como cristão, me deixar levar pelo hábito da bebida, ainda que pouca, que exemplo estou dando aos mais jovens ou as pessoas de minha comunidade? 
Quando eles me veem bebendo, será que entendem a forma correta de usar a bebida ou entendem de uma forma negativa o meu ato? 
Com meu testemunho estou levando mal ou bem para a vida das pessoas, baseado na forma como a minha cultura entende a bebida na vida do crente?

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

EXPLICAÇÃO DAS 10 PRAGAS SOBRE O EGITO


O SENHOR julgou o povo egípcio e libertou o seu povo, golpeando as crenças nas divindades egípcias.
Ao serem derramadas sobre o Egito, as pragas foram divididas em dez prodígios, que coletivamente foram chamados julgamentos (Êxodo 7.4) e também sinais e maravilhas (Êxodo 7.3).
Essas pragas foram a resposta da justiça de Deus contra a iniquidade e a teimosia do Faraó e do povo egípcio.
Combinava os fenômenos naturais com a intervenção divina, intervenção esta que servia de elemento controlador.
Foram a resposta de Deus a pergunta que Faraó fez: Quem é o Senhor, cuja voz ouvirei?

1ª praga: ÁGUAS DO NILO E OUTRAS SE TRANSFORMAM EM SANGUE (ÊXODO 7.14-25)

Foi um golpe contra o deus Hapi, o deus protetor das inundações do Rio Nilo. O Rio Nilo era considerado um deus e o deus Hapi intervia junto o deus Nilo nas inundações. Deus resolveu mostrar que essas divindades nada poderiam fazer para impedir que suas águas se transformassem em sangue, apodrecessem e cheirassem mal.
figura do deus do Nilo - Hapi

2ª pragaA INVASÃO DE RÃS (ÊXODO 8.1-15)

Os egípcios relacionavam as rãs com a deusa da fertilidade Hekt. Todos que queriam a fertilidade adoravam essa divindade. O SENHOR verdadeiro zombou dessa divindade mostrando que ela não conseguiria impedir que todo o Egito fosse invadido por rãs.

3ª praga: O PÓ DO EGITO SE TRANSFORMA EM PIOLHOS (ÊXODO 8.16-19)


O pó da terra no Egito era considerado sagrado, O SENHOR o converteu em insetos muito molestadores. Os sacerdotes egípcios, ao ministrarem nos lugares sagrados, usavam vestes brancas de linho. Estas vestes deveriam ser extremamente brancas. Raspavam também a cabeça e, antes de entrar no lugar sagrado, eram examinados minuciosamente, porque não podiam ter no seu corpo ou suas vestes qualquer inseto imundo. Esse pó considerado sagrado agora causava grandes feridas aos egípcios. Era uma profanação aos seus deuses, e Tot - senhor da magia foi desmoralizado. Devido a essa praga, os sacerdotes egípcios ficaram impossibilitados de cumprirem seus rituais.

4ª praga: MOSCÕES POR TODO O EGITO, EXCETO EM GÓSEN ONDE O POVO DE ISRAEL VIVIA (ÊXODO 8.20-32)


Os egípcios tinham em deus chamado Belzebu, que na crença deles era poderoso para afugentar moscas, e Ptah o criador do universo. Enxames de moscas cobriram a terra do Egito. Importunaram Faraó e seu povo. Sacerdotes e magos egípcios clamaram a Belzebu e a Ptah mas nada puderam fazer. 
5ª praga: PESTE NO GADO (ÊXODO 9.1-7)


Foi para humilhar Amon, o deus adorado em todo Egito que tinha a forma de um carneiro, Hator a deusa-vaca e Ápis o deus-touro. No baixo Egito, Amon era adorado também em forma de um touro, ou bode, e era protetor dos rebanhos do Egito. Como era de se esperar, tais divindades foram incapazes de proteger o rebanho egípcio.
6ª praga: FURÚNCULOS E ÚLCERAS (ÊXODO 9.8-12)

Uma humilhação para o deus Tifon, que protegia os egípcios contra qualquer ferida e Ísis, a deusa da medicina. Os sacerdotes adoravam Tifon e jogavam as cinzas de seu altar em todos os doentes. Os próprios sacerdotes foram os primeiros a serem infectados. Novamente nenhum deus pode fazer nada. 

7ª praga: TROVÕES E SARAIVA (ÊXODO 9.13-35)

A deusa Serafis, protetora da lavoura do Egito foi desmoralizada e Reshpu, controlador das chuvas, relâmpagos e trovões foi humilhado. A vegetação foi devastada com a tempestade de trovões, raios e saraiva, as colheitas de cevada e de linho foram destruídas e os animais do Egito foram mortos. Nunca havia acontecido esse tipo de tempestade no Egito. O termo trovão em hebraico significa literalmente “Vozes de Deus” e aqui indica que Deus falava em juízo contra aquela nação pagã e contra seu conjunto de deuses. 

8ªpraga: GAFANHOTOS QUE DESTRUÍRAM AS PLANTAÇÕES (ÊXODO 10.1-20)

Os egípcios tinham além de Serafis, o deus Min que juntos protegiam a vegetação e a colheita de suas terras. Um vento oriental trouxe a praga dos gafanhotos que consumiu a vegetação que havia sobrado da tempestade de saraiva. Serafis e Min foram impotentes para proteger o Egito dos gafanhotos e mais uma vez, Deus humilha divindades egípcias.
9ª praga: TRÊS DIAS DE ESCURIDÃO E TREVAS EXCETO EM GÓSEN ONDE O POVO DE ISRAEL VIVIA (ÊXODO 10.21-29)

A escuridão e as trevas encobriram o Egito inteiro, exceto a terra de Gósen. A escuridão foi total e absoluta. Uma pessoa não via a outra mesmo que estivesse a um palmo de distância. Foi uma grande humilhação a todos os deuses do Egito, especialmente Rá, o destacado deus-sol e Hórus, um deus solar. O Sol e as estrelas, objetos de culto, foram incapazes de penetrar à densa escuridão. Foi uma desmoralização direta para o próprio Faraó, suposto filho de Rá que era chamado de “O FILHO DO SOL”.

10ª praga: O ANJO DA MORTE QUE MATOU OS PRIMOGÊNITOS DO EGITO, INCLUSIVE O FILHO DE FARÁO QUE ERA TIDO COMO UM DEUS ENCARNADO (ÊXODO 11.1-12.36)


O Egito estava completamente arruinado (Êxodo 10.7). Os egípcios tinham matado as crianças dos judeus, agora eles mesmos colhiam o que haviam plantado. A morte sobreveio à meia-noite e  Amon-Rá, representado como carneiro e o próprio filho de faraó foram incapazes de impedi-la. Um grande clamor de desespero ouviu-se por todo o Egito e Moisés e seu povo não somente tiveram permissão para sair, mas foram induzidos a saírem do Egito, de modo insistente. Ao povo de Israel foram dados suprimentos abundantes para que pudessem partir.

CONCLUSÃO

As Pragas foram para provar ao povo do Egito que só o SENHOR é Deus, porém eles não entenderam e não libertaram Seu povo, precisando assim, que seus deuses pagãos fossem humilhados e desmoralizados e se mostrassem impotentes perante a ira do ÚNICO Deus Todo Poderoso.
Muitas vezes alguns incrédulos duvidam do poder de Deus, mas quando O veem em ação ficam atônitos, atemorizados, totalmente sem reação.
Os egípcios estiveram em contato com o povo que mantinha o conhecimento do Deus vivo, criador do céu e da terra, por mais de quatrocentos anos e não reconheceram o Deus de Israel, a quem serviam, mas os fizeram escravos, subjugando e oprimindo.
Neles se cumpriu o que disse o apóstolo Paulo “…não receberam o amor da verdade para se salvarem. E, por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam a mentira, para que sejam julgados, todos os que não creram a verdade; antes, tiveram prazer na iniquidade (ou prática do pecado)” (2 Tessalonicenses 2:10-12).
Nesses últimos dias a história se repete. O mundo tem sido coberto por densas trevas espirituais: prostituição, vaidade, idolatria, violência, drogas e tantos outros pecados têm feito com que o mundo esteja “mergulhado” em uma apostasia terrível.
Nesse mesmo tempo, Deus conserva neste mundo um pequeno grupo de pessoas para o qual ele concede a Luz reveladora de Jesus Cristo em Sua Palavra; um grupo que em meio às trevas, tem Luz  em suas habitações, suas próprias vidas, porque aceitaram seguir aos ensinamentos do Senhor, descritos na Bíblia Sagrada.
Antes de cair a décima praga sobre o Egito, Deus havia mostrado como o povo poderia ser liberto da morte que o anjo destruidor traria em cada casa que não estivesse devidamente com o sinal: o sangue do cordeiro nas ombreiras e na verga das casas em que o comeram. (Êxodo.12:7) “Disse mais Moisés: Assim o Senhor tem dito: À meia-noite eu sairei pelo meio do Egito”(Êxodo.11:4). É interessante observar que o anjo destruidor não olha a casa que tinha luz, mas o sinal: o sangue do cordeiro, que foi morto e comido pelos que estavam na casa onde o sangue foi aplicado nas portas.
Jesus falou sobre a necessidade de comer a carne e beber o sangue do Filho do Homem, para termos vida (João.6:53-56). 
Os juízos de Deus são manifestos. E da mesma maneira como no Antigo Testamento, somente as famílias que estavam sob a proteção do sangue do Cordeiro conseguiram sobreviver, hoje é necessário que cada pessoa, individualmente, esteja abrigada debaixo da proteção do sangue do Cordeiro, que é Jesus Cristo, Adorando tão somente ao Único e Verdadeiro Deus, digno de todo louvor e adoração.

Você já está com este Sangue sobre a sua vida ?






Fonte: aguasdedescanso/webservos / fotos Novela da Record Os Dez Mandamentos - 2015