Louvores ao Senhor

Free Jesus Cursors at www.totallyfreecursors.com

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

EXPLICAÇÃO DAS 10 PRAGAS SOBRE O EGITO


O SENHOR julgou o povo egípcio e libertou o seu povo, golpeando as crenças nas divindades egípcias.
Ao serem derramadas sobre o Egito, as pragas foram divididas em dez prodígios, que coletivamente foram chamados julgamentos (Êxodo 7.4) e também sinais e maravilhas (Êxodo 7.3).
Essas pragas foram a resposta da justiça de Deus contra a iniquidade e a teimosia do Faraó e do povo egípcio.
Combinava os fenômenos naturais com a intervenção divina, intervenção esta que servia de elemento controlador.
Foram a resposta de Deus a pergunta que Faraó fez: Quem é o Senhor, cuja voz ouvirei?

1ª praga: ÁGUAS DO NILO E OUTRAS SE TRANSFORMAM EM SANGUE (ÊXODO 7.14-25)

Foi um golpe contra o deus Hapi, o deus protetor das inundações do Rio Nilo. O Rio Nilo era considerado um deus e o deus Hapi intervia junto o deus Nilo nas inundações. Deus resolveu mostrar que essas divindades nada poderiam fazer para impedir que suas águas se transformassem em sangue, apodrecessem e cheirassem mal.
figura do deus do Nilo - Hapi

2ª pragaA INVASÃO DE RÃS (ÊXODO 8.1-15)

Os egípcios relacionavam as rãs com a deusa da fertilidade Hekt. Todos que queriam a fertilidade adoravam essa divindade. O SENHOR verdadeiro zombou dessa divindade mostrando que ela não conseguiria impedir que todo o Egito fosse invadido por rãs.

3ª praga: O PÓ DO EGITO SE TRANSFORMA EM PIOLHOS (ÊXODO 8.16-19)


O pó da terra no Egito era considerado sagrado, O SENHOR o converteu em insetos muito molestadores. Os sacerdotes egípcios, ao ministrarem nos lugares sagrados, usavam vestes brancas de linho. Estas vestes deveriam ser extremamente brancas. Raspavam também a cabeça e, antes de entrar no lugar sagrado, eram examinados minuciosamente, porque não podiam ter no seu corpo ou suas vestes qualquer inseto imundo. Esse pó considerado sagrado agora causava grandes feridas aos egípcios. Era uma profanação aos seus deuses, e Tot - senhor da magia foi desmoralizado. Devido a essa praga, os sacerdotes egípcios ficaram impossibilitados de cumprirem seus rituais.

4ª praga: MOSCÕES POR TODO O EGITO, EXCETO EM GÓSEN ONDE O POVO DE ISRAEL VIVIA (ÊXODO 8.20-32)


Os egípcios tinham em deus chamado Belzebu, que na crença deles era poderoso para afugentar moscas, e Ptah o criador do universo. Enxames de moscas cobriram a terra do Egito. Importunaram Faraó e seu povo. Sacerdotes e magos egípcios clamaram a Belzebu e a Ptah mas nada puderam fazer. 
5ª praga: PESTE NO GADO (ÊXODO 9.1-7)


Foi para humilhar Amon, o deus adorado em todo Egito que tinha a forma de um carneiro, Hator a deusa-vaca e Ápis o deus-touro. No baixo Egito, Amon era adorado também em forma de um touro, ou bode, e era protetor dos rebanhos do Egito. Como era de se esperar, tais divindades foram incapazes de proteger o rebanho egípcio.
6ª praga: FURÚNCULOS E ÚLCERAS (ÊXODO 9.8-12)

Uma humilhação para o deus Tifon, que protegia os egípcios contra qualquer ferida e Ísis, a deusa da medicina. Os sacerdotes adoravam Tifon e jogavam as cinzas de seu altar em todos os doentes. Os próprios sacerdotes foram os primeiros a serem infectados. Novamente nenhum deus pode fazer nada. 

7ª praga: TROVÕES E SARAIVA (ÊXODO 9.13-35)

A deusa Serafis, protetora da lavoura do Egito foi desmoralizada e Reshpu, controlador das chuvas, relâmpagos e trovões foi humilhado. A vegetação foi devastada com a tempestade de trovões, raios e saraiva, as colheitas de cevada e de linho foram destruídas e os animais do Egito foram mortos. Nunca havia acontecido esse tipo de tempestade no Egito. O termo trovão em hebraico significa literalmente “Vozes de Deus” e aqui indica que Deus falava em juízo contra aquela nação pagã e contra seu conjunto de deuses. 

8ªpraga: GAFANHOTOS QUE DESTRUÍRAM AS PLANTAÇÕES (ÊXODO 10.1-20)

Os egípcios tinham além de Serafis, o deus Min que juntos protegiam a vegetação e a colheita de suas terras. Um vento oriental trouxe a praga dos gafanhotos que consumiu a vegetação que havia sobrado da tempestade de saraiva. Serafis e Min foram impotentes para proteger o Egito dos gafanhotos e mais uma vez, Deus humilha divindades egípcias.
9ª praga: TRÊS DIAS DE ESCURIDÃO E TREVAS EXCETO EM GÓSEN ONDE O POVO DE ISRAEL VIVIA (ÊXODO 10.21-29)

A escuridão e as trevas encobriram o Egito inteiro, exceto a terra de Gósen. A escuridão foi total e absoluta. Uma pessoa não via a outra mesmo que estivesse a um palmo de distância. Foi uma grande humilhação a todos os deuses do Egito, especialmente Rá, o destacado deus-sol e Hórus, um deus solar. O Sol e as estrelas, objetos de culto, foram incapazes de penetrar à densa escuridão. Foi uma desmoralização direta para o próprio Faraó, suposto filho de Rá que era chamado de “O FILHO DO SOL”.

10ª praga: O ANJO DA MORTE QUE MATOU OS PRIMOGÊNITOS DO EGITO, INCLUSIVE O FILHO DE FARÁO QUE ERA TIDO COMO UM DEUS ENCARNADO (ÊXODO 11.1-12.36)


O Egito estava completamente arruinado (Êxodo 10.7). Os egípcios tinham matado as crianças dos judeus, agora eles mesmos colhiam o que haviam plantado. A morte sobreveio à meia-noite e  Amon-Rá, representado como carneiro e o próprio filho de faraó foram incapazes de impedi-la. Um grande clamor de desespero ouviu-se por todo o Egito e Moisés e seu povo não somente tiveram permissão para sair, mas foram induzidos a saírem do Egito, de modo insistente. Ao povo de Israel foram dados suprimentos abundantes para que pudessem partir.

CONCLUSÃO

As Pragas foram para provar ao povo do Egito que só o SENHOR é Deus, porém eles não entenderam e não libertaram Seu povo, precisando assim, que seus deuses pagãos fossem humilhados e desmoralizados e se mostrassem impotentes perante a ira do ÚNICO Deus Todo Poderoso.
Muitas vezes alguns incrédulos duvidam do poder de Deus, mas quando O veem em ação ficam atônitos, atemorizados, totalmente sem reação.
Os egípcios estiveram em contato com o povo que mantinha o conhecimento do Deus vivo, criador do céu e da terra, por mais de quatrocentos anos e não reconheceram o Deus de Israel, a quem serviam, mas os fizeram escravos, subjugando e oprimindo.
Neles se cumpriu o que disse o apóstolo Paulo “…não receberam o amor da verdade para se salvarem. E, por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam a mentira, para que sejam julgados, todos os que não creram a verdade; antes, tiveram prazer na iniquidade (ou prática do pecado)” (2 Tessalonicenses 2:10-12).
Nesses últimos dias a história se repete. O mundo tem sido coberto por densas trevas espirituais: prostituição, vaidade, idolatria, violência, drogas e tantos outros pecados têm feito com que o mundo esteja “mergulhado” em uma apostasia terrível.
Nesse mesmo tempo, Deus conserva neste mundo um pequeno grupo de pessoas para o qual ele concede a Luz reveladora de Jesus Cristo em Sua Palavra; um grupo que em meio às trevas, tem Luz  em suas habitações, suas próprias vidas, porque aceitaram seguir aos ensinamentos do Senhor, descritos na Bíblia Sagrada.
Antes de cair a décima praga sobre o Egito, Deus havia mostrado como o povo poderia ser liberto da morte que o anjo destruidor traria em cada casa que não estivesse devidamente com o sinal: o sangue do cordeiro nas ombreiras e na verga das casas em que o comeram. (Êxodo.12:7) “Disse mais Moisés: Assim o Senhor tem dito: À meia-noite eu sairei pelo meio do Egito”(Êxodo.11:4). É interessante observar que o anjo destruidor não olha a casa que tinha luz, mas o sinal: o sangue do cordeiro, que foi morto e comido pelos que estavam na casa onde o sangue foi aplicado nas portas.
Jesus falou sobre a necessidade de comer a carne e beber o sangue do Filho do Homem, para termos vida (João.6:53-56). 
Os juízos de Deus são manifestos. E da mesma maneira como no Antigo Testamento, somente as famílias que estavam sob a proteção do sangue do Cordeiro conseguiram sobreviver, hoje é necessário que cada pessoa, individualmente, esteja abrigada debaixo da proteção do sangue do Cordeiro, que é Jesus Cristo, Adorando tão somente ao Único e Verdadeiro Deus, digno de todo louvor e adoração.

Você já está com este Sangue sobre a sua vida ?






Fonte: aguasdedescanso/webservos / fotos Novela da Record Os Dez Mandamentos - 2015

Nenhum comentário: