Louvores ao Senhor

Free Jesus Cursors at www.totallyfreecursors.com

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

DEIXE-A POR MAIS UM ANO... AS OPORTUNIDADES QUE O SENHOR NOS DÁ PARA ESTE NOVO ANO DE 2015 !



"Então contou esta parábola: "Um homem tinha uma figueira plantada em sua vinha. Foi procurar fruto nela, e não achou nenhum. Por isso disse ao que cuidava da vinha: 'Já faz três anos que venho procurar fruto nesta figueira e não acho. Corte-a! Por que deixá-la inutilizar a terra? "Respondeu o homem: 'Senhor, deixe-a por mais um ano, e eu cavarei ao redor dela e a adubarei.Se der fruto no ano que vem, muito bem! Se não, corte-a' ". (Lucas 13:6-9)
O que temos nesta parábola contada por Jesus é um senhor que já em seu terceiro ano consecutivo vêm querendo desfrutar do fruto de uma figueira, mas que tem sido decepcionado.
1. Jesus se frustra quando percebe uma pessoa infrutífera.(v.6,7)
Aquela figueira estava estrategicamente bem colocada. Diz-nos o verso um que ela estava plantada na vinha. Ora, tal figueira estava em condições muito mais avançadas em produzir bons frutos do que àquela que porventura estivesse plantada no deserto. Mas o resultado que temos é nulo em termos de resultado. E o dono da figueira ia procurar fruto nela ano após ano com o coração cheio de expectativas. E imaginem como o seu coração se frustrara mais uma vez. Ele ainda dá um veredicto radical de sua figueira: a chama de inútil. Repare no verso 7: “para que ocupa ela a terra inutilmente?”
Não é diferente conosco quando Jesus vai até nós para sondar quais os nossos frutos e frustrado percebe que não temos frutos algum.
São os frutos do nosso:
A. Testemunho cristão. O modo como nos posicionamos na sociedade em que vivemos. Como somos vistos pelos nossos próximos. Se somos vistos como exemplo para o mundo.
B. Vida devocional saudável. Nossa devoção particular é fator importante no nosso crescimento cristão -  a leitura bíblica, a oração, etc.
C. Amor às coisas espirituais. O modo como nos envolvemos e nos interessamos pelas coisas de Deus, pelas coisas relacionadas à Igreja.

2. Ainda há quem interceda pelos cristãos infrutíferos. (v. 8)
O servo desse senhor se apiedou da figueira infrutífera e rogou:
“Senhor, deixa este ano, até que eu cave em derredor, e coloque estrume…”
O pedido insistente desse bom servo pode ser melhor compreendido se traduzirmos o “deixa este ano” por “perdoe este ano”. É bom sabermos que ainda temos “bons servos” a interceder por nós ainda hoje. Quantas vezes nós mesmos já estávamos nos sentindo como que derrotados e de repente Deus coloca em nosso caminho pessoas para servirem como nossos ajudadores.
Este “deixa este ano” persiste. Mas não pode ser considerado um fim em si mesmo a ponto de não querermos mudar. A nos acostumarmos com a ajuda. Eu creio que este “deixa este ano” tem a ver com:

a. Ainda temos jeito.
Ninguém é irrecuperável no reino de Deus. Deus tem todo poder para transformar qualquer pessoa e qualquer situação por mais difícil que ela pareça aos olhos humanos.

b. Há limite para nossa recuperação.
Repare comigo que o servo fez questão de destacar: “deixa este ano”. Não se trata de uma ajuda infinita, tirando da figueira a responsabilidade dela em produzir frutos. Foi tão somente uma nova oportunidade.
Esse fato deve lhe chamar a atenção também para a verdade que eu quero enfatizar ao seu coração: Esse deixar mais este ano, representa  um tratamento de Deus no interior do maldoso coração humano. As oportunidades dadas pelo Senhor para mudarmos um dia chegarão ao fim, se morrermos sem que essa mudança ocorra, não haverá mais nada a ser feito.


Jesus trabalha em nossas vidas, Ele nos ama; e está dizendo ao Pai: Deixai-a ainda este ano. Mais um ano estamos recebendo, e devemos aproveita-lo e produzir muitos frutos. 

ESPERAMOS POR VOCÊ NESTE DOMINGO 16 HORAS EM NOSSA IGREJA... 
APRESENTE-SE A JESUS NESTE 1° DOMINGO DE 2015 ... 
congregacionalgetulandia.blogspot.com.br

Nenhum comentário: