Louvores ao Senhor

Free Jesus Cursors at www.totallyfreecursors.com

quinta-feira, 2 de abril de 2015

CONTINUAÇÃO DA SÉRIE " AS SETE PALAVRAS DA CRUZ "


4ª PALAVRA
“E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, 
dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus Meu, Deus 
Meu, por que Me desamparaste?”
Jesus já estava crucificado há cerca de três horas sofrendo seus últimos momentos na Cruz, demonstrou um misto de dor e aflição, citando as palavras dos Salmos 22:1. Ele sofria terríveis dores. Ele foi ultrajado, humilhado, zombado. Para completar a Sua dor, colocaram nEle uma coroa de espinhos pontiagudos que se encravaram em Sua cabeça fazendo-O sangrar e sofrer ainda mais... A dor que Ele sentiu é inimaginável, pois não era somente uma dor física. Se assim fosse já seria a dor mais terrível que um ser humano suportou, porém, era a minha e a sua dor, aquela era a nossa Cruz, nossa coroa... Ali estava todo o peso dos nossos pecados sobre Ele. Ele tudo sofreu, tudo suportou, tudo pagou por amor a nós.
Jesus estava totalmente desamparado, humilhado, e agora Ele sente uma dor que ainda não havia sentido e que jamais sentirá: a dor do desamparo Divino. Amparo = apoio, defesa (presença). E por que o Pai o desamparou? Por que O deixou? Por que Ele precisou ser deixado tão só naquela Cruz?
Sabemos que Deus não O defendeu nem o salvou, porque Ele levava sobre Si naquela Cruz, todo o nosso pecado, toda a nossa iniquidade. E se Deus interviesse e O livrasse daquela Cruz maldita, todo o plano de Deus para salvar o Seu povo estaria acabado.
Em Mt 26:53-54 quando Jesus foi preso Ele mesmo disse:
“Ou pensas tu que Eu não poderia agora orar a Meu Pai, e que Ele não Me daria mais de doze legiões de anjos? Como, pois, se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim convém que aconteça?”
E também em João 10:17,18 Ele já havia dito: “Por isto o Pai Me ama, porque dou a Minha vida para tornar a tomá-la. Ninguém a tira de Mim, mas Eu de Mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de Meu Pai.”
Is 53:5b “Mas Ele foi traspassado pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas Suas pisaduras fomos sarados.”
 (Pisaduras = contusões, ferimentos).
Deus é santíssimo, e nesse momento, o Deus Pai afastou-se dEle porque Deus não poderia contemplar o nosso pecado que estava sobre Ele.
“DEUS MEU, DEUS MEU”
No entanto, mesmo sofrendo tanto Jesus não deixou o Pai. Ele disse: “Deus MEU, Deus MEU”. Mesmo sofrendo o maior de todos os sofrimentos que alguém sofreu, e até sentindo-Se desamparado como Ele estava, mesmo estando só e aflito, em meio às trevas que cobriram a Terra, e pregado na nossa Cruz, Ele ainda se referiu a Deus dessa forma: “Deus MEU”, ou seja: “Tu és o MEU Deus”.
Ele sabia que depois de tudo aquilo que Ele estava passando, que depois de Seu sofrimento Ele iria ressuscitar e seria recebido na glória celestial. Apesar de tudo que passou Ele não desistiu, não Se rebelou, não Se irou contra aquEle que permitia todo Seu sofrimento, pois Ele sabia que havia um objetivo naquilo tudo, e que todo aquele sofrimento era necessário para que se cumprisse o plano eterno da salvação de Deus para todo o Seu povo.
APLICAÇÃO : NUNCA SE SINTA SÓ
Jesus padeceu tudo isso por nós, por isso nós jamais sofreremos o que Ele sofreu em nosso lugar. Jamais seremos deixamos assim pelo Pai, Ele agora habita conosco e está dentro de nossos corações em todos os nossos momentos, tanto os de alegria e prazer como nos momentos de dor e sofrimento. Muitas pessoas pensam que o seu sofrimento é o maior sofrimento do mundo e que Deus as abandonou. O Senhor nunca nos abandona, pois Ele nos vê através de Jesus, e em Mt 28:20 Jesus disse:
“...eis que Eu estou convosco todos os dias, até a 

consumação dos séculos”.

Nenhum comentário: