Louvores ao Senhor

Free Jesus Cursors at www.totallyfreecursors.com

terça-feira, 24 de novembro de 2015

COMPARANDO A IDOLATRIA DO POVO DE ISRAEL COM A DO POVO NOS DIAS DE HOJE

Chegou ao fim a primeira temporada da novela da Rede Record - Os Dez Mandamentos. Assistindo ao último capítulo, não tivemos como não nos emocionar com a decepção de Moisés com a desobediência e idolatria do povo de Israel, ao construir e adorar um bezerro de ouro, no lugar do Deus Criador, que os tinha tirado da servidão do Egito, operando grandes sinais. 

Para refletir: Em Êxodo 20:3-4 a Palavra de Deus nos fala:
"Não terás outros deuses diante de Mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra." 

No Antigo testamento a palavra hebraica mais usada (cerca de 116 vezes) para descrever “santo” é “KADOSH”, que significa “separado”. No Novo Testamento a palavra grega para “santo” é “ÁGIOS”, que aparece 230 vezes de Mateus a Apocalipse, e significa “separados pelo Senhor como Sua possessão peculiar”.
Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus…” (1 Pedro 2:9)
Na Igreja Primitiva todos os crentes eram chamados de “santos”, mesmo quando o seu caráter ainda não estava completamente formado (ex: At 9.13, 32; 26.10; Rm. 8.27; 12.13; 15.25,26).
…segundo a vontade de Deus é que Ele (Jesus) intercede pelos santos”. (Romanos 8:27) 
Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do Corpo de Cristo”. (Efésios 4:11,12)
Muitos ensinos não bíblicos falam que existiram pessoas que acumularam um tesouro de méritos, mediante suas vidas “inculpáveis” e a prática de “boas obras”. Esses méritos em “reserva”, então, podem ser colocados à disposição de cristãos de menor envergadura, em resposta às orações feitas aos “santos” falecidos.
Contudo, a Palavra de Deus declara que existe apenas UM Mediador e Intercessor entre Deus e os homens: Jesus Cristo
Porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem”. (1 Timóteo 2:5) 
…o qual está à direita de Deus e também intercede por nós”. (Romanos 8:34) 
Idolatria, no grego “EIDOLOLATRIA” significa: “culto aos falsos deuses” ou “adoração de ídolos”. Esta adoração pode se referir a ídolos ou imagens propriamente ditas, ou então a tudo aquilo ou alguém que porventura ocupe o lugar de Deus no coração do homem. Por que Deus abomina qualquer tipo de idolatria?
- 1 Co 8.4 ; Salmos 115:4-8 – A Bíblia afirma que o ídolo em si é apenas um pedaço de madeira, pedra, etc., esculpido por mãos humanas, que nenhum poder tem em si mesmo. “Os deuses das outras nações são de prata e de ouro, são feitos por seres humanos. Eles têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não veem. Têm ouvidos, mas não ouvem; têm nariz, mas não cheiram. Têm mãos, mas não podem pegar; têm pés, mas não andam;e da garganta deles não sai nenhum som. Que fiquem iguais a esses ídolos aqueles que os fazem e os que confiam neles!”
- Êx 20.3-5; Isaías 42:8 “ Eu sou o Senhor: este é o meu nome, e não permito que as imagens recebam o louvor que somente eu mereço.”
 – O nosso Deus não divide a sua Glória com ninguém
- Ezequiel 14:3-6 – “ Homem mortal, esses homens deram o seu coração aos ídolos e estão deixando que os ídolos os façam pecar. Será que pensam que vou lhes dar alguma resposta? Pois bem, diga aquilo que eu, o Senhor Deus, estou lhes dizendo: “Todo israelita que sente no coração a vontade de adorar ídolos, que está permitindo que eles o façam pecar e que vai consultar um profeta receberá a minha resposta. E será a resposta que os seus muitos ídolos merecem. Todos esses ídolos desviaram o meu povo de mim, porém com a minha resposta espero que ele volte a ser fiel a mim como antes. Por isso, diga aos israelitas que eu, o Senhor Deus, estou dizendo o seguinte: Arrependam-se e abandonem os seus ídolos nojentos.


Note que há também ídolos que levantamos em nossos corações - o dinheiro, a paixão exagerada por alguém ou por um time de futebol ou um artista. 
Tudo aquilo que ocupar o primeiro lugar ou nos afastar de Deus
Precisamos identificá-los e renunciar a sua força em nós.
- Dt 18.9-12; Isaías 8:19,20 – “ Algumas pessoas vão pedir que vocês consultem os adivinhos e os médiuns, que cochicham e falam baixinho. Essas pessoas dirão: “Precisamos receber mensagens dos espíritos, precisamos consultar os mortos em favor dos vivos!” Mas vocês respondam assim: “O que devemos fazer é consultar a lei e os ensinamentos de Deus. O que os médiuns dizem não tem nenhum valor.
O ato de buscar contato com pessoas que já morreram ou venerá-las - (lat venerari) 1 Tratar com profundo respeito; render culto 2 Acatar, respeitar muito, ter em grande consideração (Dicionário Michaelis) - está ligado à prática do ocultismo, leitura de sorte, feitiçaria, bruxaria, etc. Segundo as Escrituras, todas estas práticas envolvem submissão e culto aos demônios, e são abomináveis ao Senhor.
- Dt 32.17; Sl 106.36; 1 Coríntios 10:20,21 – “...O que estou dizendo é que aquilo que é sacrificado nos altares pagãos é oferecido aos demônios e não a Deus. E eu não quero que vocês tomem parte nas coisas dos demônios. Vocês não podem beber do cálice do Senhor e também do cálice dos demônios. Vocês não podem comer na mesa do Senhor e também na mesa dos demônios. 
Por trás de cada ídolo há demônios que estão agindo, os quais são seres sobrenaturais controlados pelo diabo. Noutras palavras, o poder que atua por detrás da idolatria é o dos demônios. 
Façamos como a Palavra de Deus recomenda - renunciar e tirar de nossa vida tudo aquilo que quer ocupar o lugar devido somente ao Deus Verdadeiro.
ORAÇÃO: "Senhor Deus, eu reconheço que só Tu és o Deus Único e Verdadeiro. Por isso, eu renuncio e abandono qualquer veneração a criaturas, por mais belos exemplos que tenham sido, não merecem minhas orações ou devoção, porque isso seria tirar a glória que deve ser dada somente a Ti. Nada nem ninguém irá ocupar no meu coração o lugar que é devido somente a Ti. Em nome de Jesus. Amém."

(fonte:adaptado de bolabarravelha.blogspot.com.br)
(fotos: novela Os Dez Mandamentos - Rede Record)

Nenhum comentário: