Encontre-nos no FACEBOOK iec getulandia
https://www.facebook.com/groups/getulandia/ . Para assistir aos vídeos das postagens, dê um pause no play de músicas abaixo. Pode ampliar as janelas dos vídeos clicando no canto inferior direito.
Esta é uma pergunta das mais tradicionais quando o assunto é salvação da alma.
Em evangelização já foi e é muito utilizada no meio cristão. Cabe bem quando queremos impactar alguém a aceitar a fé em Jesus Cristo, não é verdade? De fato, do ponto de vista da salvação eterna, de nada valeria a alguém desfrutar de todos os prazeres terrenos, obter conquistas notáveis, alcançar lugares elevados se ao fim da vida não tiver o seu nome escrito no Livro da Vida. Perder a alma, neste viés, significa condenação eterna ou separação definitiva de Deus.
Mas o que também pode vir a ser "perder a alma"?
Creio que a alma é a psiquê, a sede das emoções, da sensibilidade, das percepções das coisas como belas ou feias, é o nervo exposto do espírito onde viajam os mais diversos sentimentos, é nela onde são tecidos os vínculos, os relacionamentos, é nela que habita o amor e o ódio é ela que faz o elo da minha materialidade animal com a minha espiritualidade. Por assim acreditar, o perder a alma também pode ter conotações bem mais práticas e pode ocorrer na esfera de nossa existência humana e material.
1 - Posso perder a alma quando na minha desenfreada busca pela satisfação própria, por exemplo, troco aquilo que de fato pode me trazer vida em abundância por aquilo que é efêmero, passageiro, que se desgasta com o tempo ou me traz um prazer meramente imediato, ou de curto prazo.
2 - Posso perder a minha alma, por exemplo, quando na tentativa de me promover no trabalho, utilizo-me de meios escusos, perco a minha consideração ao próximo ou me permito aceitar propostas que vão contra aquilo que é ético ou o que me promove em detrimento dos outros.
3 - Perco a minha alma quando cedo à tentação de um relacionamento extra-conjugal, quando em transações comerciais tenho uma habilidade de sair ganhando enquanto o outro sempre perde e me vanglorio disto.
4 - Perco minha alma quando me distancio de Deus, quando as minhas melhores emoções não estão vinculadas à Sua adoração, ao prazer de servi-lo, quando a correria da vida me distancia de uma relação íntima, diária e da total e irrestrita dependência do meu Pai que está nos céus.
O mundo está cheio de pessoas "desalmadas". Pessoas incapazes de amar, de praticar atos revestidos do simples interesse de agradar o outro, sem contrapartidas, sem reciprocidades imediatas.
Não sei você, mas eu estou cada dia mais convicto de que se não perco minha alma todos os dias, é porque a graça de Deus em Cristo Jesus tem me alcançado!
Existem momentos em nossa vida em que parece que tudo é "noite". Noite, no sentido figurado, é designada como sendo aquele momento de sofrimento, de luto, de dor, de provação pelo qual todos nós passamos. E esses momentos podem se tornar tão prolongados que acabam transformando a paisagem da nossa vida. Às vezes realmente parece que o sol não vai mais brilhar para nós e que não há solução para os nossos problemas ou cura para a nossa alma aflita. Quando vivemos momentos assim, as horas costumam a passar lentamente e alguns ficam sem saber a quem recorrer ou ao que recorrer para que sua dor possa sarar. Podemos achar que não há ninguém por nós, que possa enxugar as nossas lágrimas durante o momento "noite" da nossa vida.
Mas Deus nunca nos abandona, Ele é um Deus fiel que se compadece das nossas lágrimas Nossas lágrimas são entendidas pelo Senhor, Ele as interpreta como palavras, que relatam o doloroso momento pelo qual estamos passando. O Senhor é um Deus presente e Ele deseja confortar a alma aflita e como Pai nos embalar no Seu colo quando estamos tristes.
Ele nos convida a ir até Ele para receber Sua consolação ("Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." Mateus 11:28). Quando nos mantemos fiéis a Deus mesmo em momentos assim, Ele derrama a Sua paz sobre nós, dando-nos forças para continuar crendo firmemente na Suas promessas.
Não podemos desfalecer em meio a aflição, temos que ser vigilantes e cautelosos durante o momento "noite" para que não venhamos a cair ou desanimar de permanecer esperando pelo dia que virá. Mesmo com lágrimas no rosto não podemos parar de lutar e continuar crendo que o sol irá brilhar.
As adversidades vêm às vezes querendo derrubar tudo a nossa volta, e é nessas horas que podemos ser tentados a desistir dos nossos ideais, dos nossos sonhos, de coisas que são importantes para nós. Mas a Palavra de Deus nos encoraja a continuar perseverando mesmo em meio a dor e a tristeza e nunca deixar de crer que Deus é poderoso para mudar as nossas circunstâncias .
A Palavra dEle diz que "há um tempo determinado para todas as coisas, um tempo para todo o propósito debaixo do céu; há um tempo de chorar e um tempo de rir, tempo de prantear e tempo de saltar de alegria"(Eclesiastes 3:4). Mesmo que seja difícil, devemos aceitar o tempo de Deus na nossa vida e deixar com que o Pai Celestial use as nossas lágrimas para remover as impurezas do nosso coração e nos tornar mais semelhante a Ele.
Aceite o tempo de choro, o momento noite da sua vida como uma oportunidade de crescimento e amadurecimento espiritual e emocional, lembre-se de que os pensamentos de Deus são maiores que os Seus e os caminhos dEle mais altos.
Tudo na nossa vida acontece por causa dos propósitos insondáveis que o Pai tem para vida de cada um dos Seus filhos, nós fazemos parte de um plano maior e lindo que Ele tem estabelecido desde o princípio.
Tenha fé, persevere em meio a dor e nunca esqueça que o choro pode durar por um pouco de tempo e a noite pode ser longa,mas em breve Deus fará nascer um novo dia para você.
"Noite"
A noite nunca foi tão escura
O dia nunca foi tão noite
Só há sombra no meu céu
Mas eu não irei cair
Não irei desistir
Ainda que eu ande em trevas
O Senhor será a minha luz
Mesmo que o choro demore a passar
Eu sei que na minha vida vai raiar
O sol outra vez
E um novo amanhecer Deus vai fazer nascer para mim
O choro pode durar uma noite
Mas a alegria virá
Quando no céu escuro
Tua luz brilhar
Faz brilhar, faz brilhar um novo dia Senhor
Pois eu sei que Tu és o Deus
Que enxuga as minhas lágrimas, que nunca me deixa só
De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), de cada oito potenciais doadores, apenas um é notificado. Enquanto em países como Espanha – referência mundial quando o assunto é transplante – são registrados perto de 40 por milhão, no Brasil essa taxa está próxima de 15.
Diversos fatores contribuem para este número, mas um dos principais é a negação familiar, uma vez que no Brasil, para ser doador, não é preciso deixar nada por escrito, e sim comunicar à família, pois somente os parentes podem autorizar a doação.
É importante ressaltar, por exemplo, que não existe um mercado negro de órgãos, e que todas as religiões enxergam a doação como um ato de caridade e amor ao próximo. Além disso, os transplantes ocorrem através de uma cirurgia tradicional e ao fim do procedimento o corpo é reconstituído, podendo ser velado normalmente.
A doação de órgãos e tecidos pode ocorrer após a constatação de morte encefálica, que é a interrupção irreversível das funções cerebrais, ou em vida.
Nesse caso, o doador é capaz de salvar mais de vinte pessoas, podendo doar córneas, coração,
fígado, pulmão, rim, pâncreas, ossos, vasos sanguíneos, pele, tendões e cartilagem. O doador em vida, por sua vez, deve ter mais de 21 anos e boas condições de saúde. Esse tipo de doação ocorre somente se o transplante não comprometer suas aptidões vitais. Rim, medula óssea e parte do fígado ou pulmão podem ser doados entre cônjuges ou parentes de até quarto grau com compatibilidade sanguínea. No caso de não familiares, a doação só acontece mediante autorização judicial.
(Fonte : www.adote.org.br )
UMA REFLEXÃO BÍBLICA CRISTÃ DO TEMA O Poder De Fazer O Bem
Se você sabe qual é a coisa certa a fazer e não faz, para você e para mim isso é pecado. Tiago
escreveu "Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado" (Tiago 4:17). Muitas pessoas doam sangue regularmente, porque sabem que isso salva vidas e não faz nenhum dano à pessoa que doa e é um salva-vidas para muitas pessoas que dependem de sangue para sobreviver; tanto as vítimas de acidentes como aqueles que lutam com problemas graves de saúde, como câncer. Jesus disse: "O servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites"(Lucas 12:47) e, embora isso não significa que podemos pecar por não doar órgãos,podemos fazer muitas coisas boas para salvar vidas, na medida em que está em nosso poder fazê-lo.
Salomão sabiamente escreveu: "Não negues o bem a quem de direito, estando no teu poder fazê-lo" (Provérbios 3:27) e assim se está dentro do seu poder salvar vidas, então por todos os meios você deve fazê-lo. E se fosse você a pessoa necessitada de um órgão ou de sangue? Você não ficaria grato por aqueles que doaram e por isso, salvaram sua vida?
Nós, cristãos, devemos nos sentir úteis ao doar sangue e, se necessário, até mesmo doar um órgão para alguém se isso significasse que ele morreria sem ele, ou permitir que nossos familiares autorizem a retirada de nossos órgãos após a nossa morte física, mesmo porque, teremos nosso corpo deteriorado. Por que eu precisaria dos meus órgãos se eu já estarei junto de Jesus em um lugar bem melhor? Que necessidade eu tenho deles quando eu confiei em Cristo e já tenho a vida eterna e quando ressuscitar receberei um corpo glorificado, como o do nosso Salvador Jesus?
Esta é uma escolha totalmente pessoal e nós temos a liberdade de escolher doar ou não; mas temos que ter a convicção de que não há nada na Bíblia que nos impeça de tomar aquelas atitudes no ato de doação. Pelo contrário, Jesus disse que "Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos" (João 15:13), embora este texto está falando de um amor abnegado como o de Jesus demonstrado na cruz, o conceito está dentro do contexto deste artigo. Sabemos que "Deus prova o seu próprio amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós" (Romanos 5:8) e assim
"Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos" (1 João 3:16).
No século 3 depois de Cristo, na Arábia, nasceram dois meninos
gêmeos. Seus pais eram servos de Deus e adoravam ao Senhor Jesus. Seus
nomes: Cosme e Damião. Desde pequenos gostavam muito de brincar como se
fossem médicos, curando um ao outro.
Quando eles cresceram, foram estudar na Síria e se formaram em
médicos. Eles receberam um apelido de “anargiros”., que significa “Inimigos do
dinheiro”.
Eles foram chamados assim porque não recebiam dinheiro algum das pessoas
que medicavam e que ficavam curadas através deles.
Por trabalharem de graça e sem cobrar nada, eles ficaram muito
conhecidos. Então, eles aproveitavam que muitas pessoas vinham até eles para
serem consultadas de suas enfermidades, que falavam do amor de Jesus à elas e
ainda oravam para que Deus as curasse naquilo que eles não podiam fazer; muitos
milagres aconteceram.
Com isso, eles chamaram a atenção de todo povo e Imperador romano
Diocleciano ficou sabendo da fama deles . Diocleciano odiava os cristãos
porque eles eram fiéis a Jesus Cristo e não adoravam ídolos e esculturas
consideradas sagradas pelo Império Romano. E por pregarem o amor a Jesus e
por falarem que não devemos adorar a ídolos, o Imperador mandou guardas para a
cidade de Egeia onde estavam Cosme e Damião para prendê-los. Cosme e
Damião foram presos, levados ao tribunal e acusados de se entregarem à prática
de feitiçarias para disfarçar as curas que realizavam. Ao serem questionados
quanto as suas atividades, eles responderam:
"Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo, pela força do Seu
poder".
O Governador Lísias mandou que eles adorassem e se ajoelhassem diante de
algumas imagens.Porém, como seguidores de Jesus, nunca poderiam fazer
isso(Êxodo. 20:4, 5). Declararam que aqueles falsos deuses não tinham poder
algum sobre eles, e que só adorariam o Deus Único, Criador do Céu e da Terra.
Mantiveram a Palavra do testemunho de Cristo, impressionando a todos por seu
Amor e sua entrega a JESUS.
Não
renunciaram aos princípios de Deus, e sofreram terríveis torturas por isso.
Mesmo
torturados, não abalaram sua convicção e jamais negaram a fé.
Em 303
d.C., o Imperador decretou que fossem condenados à morte.
Os dois irmãos foram colocados no paredão para que quatro soldados os
atravessassem com setas, mas eles resistiram às pedradas e flechadas. Foram
então martirizados, militares foram obrigados a recorrer à espada e cortaram
suas cabeças.
Cem anos depois disso, iniciou-se uma veneração aos seus restos mortais
e às imagens que foram esculpidas em sua homenagem. Dois séculos após sua
morte, por volta do ano 530, o Imperador Justiniano ficou gravemente doente e
deu ordens para que se construísse, em Constantinopla, um grandioso templo em
honra de Cosme e Damião. A fama dos gêmeos também correu no Ocidente, a partir
de Roma, por causa da basílica dedicada a eles, construída entre os anos
de 526 e 530. A solenidade de consagração da basílica ocorreu num dia 26 de
setembro e assim, Cosme e Damião passaram a ser festejados em data próxima a
essa.
Você acha que Cosme e Damião se ajoelhariam ou rezariam pedindo proteção
a alguma imagem? Ou ainda aceitariam que fizéssemos oferendas ou promessas no
nome deles?
Lendo a Palavra de Deus, concluímos que não; já que foi por isso que
eles morreram, não querendo adorar a outros deuses, nem fazendo o que Deus
disse que era abominável.
Quanto a comer ou não os doces oferecidos a eles, o
apóstolo Paulo nos ensinou –
leia 1ª Coríntios 8:4-8“ No tocante à
comida sacrificada a ídolos, sabemos que o ídolo, de si mesmo, nada é no mundo
e que não há senão um só Deus. Porque, ainda que há também alguns que se chamem
deuses, quer no céu ou sobre a terra, como há muitos deuses e muitos senhores,
todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem
existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós
também, por ele. Entretanto, não há esse conhecimento em todos; porque alguns,
por efeito da familiaridade até agora com o ídolo, ainda comem dessas coisas
como a ele sacrificadas; e a consciência destes, por ser fraca, vem a
contaminar-se. Não é a comida que nos recomendará a Deus, pois nada perderemos,
se não comermos, e nada ganharemos, se comermos.”
1ª Coríntios. 10:28 “Se alguém disser: Isto é coisa
sacrificada a ídolos, não coma, por causa daquele que vos advertiu e por causa
da consciência.”.
Jesus falou “Eu sou o Caminho, a Verdade e a
vida, ninguém vem ao Pai se não for por mim” (João 14:6)
“Porquanto há um só
Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,” (1ª Timóteo
2:5).
Então, segundo a Bíblia Sagrada, devemos somente fazer orações ao
Deus Criador, em nome de Jesus, porque Ele é o nosso único intercessor diante
do Pai Celestial e nos afastar de tradições que contrariem aos ensinamentos da
Palavra de Deus.
Respeitamos e amamos a todos que acreditam e praticam de forma
diferente e oramos para que o Senhor ilumine seu entendimento.
Adaptado da Apec e http://www.montesiao.pro.br/estudos/festaspagas/cosmedamiao.html / http://www.hermesfernandes.com/2014/09/a-verdadeira-historia-de-cosme-e-damiao.html)
São diversas situações que parecem atuar de forma semelhante no curso da nossa existência.
Essas ondas podem se levantar em locais que já achávamos que estávamos seguros.
Quantos não acordam e percebem a tempestade de inseguranças que se passa na vida conjugal. Trovoadas, ventos fortes soprando em relação aos filhos. Céu escuro de problemas no trabalho, enfermidades, desemprego, traições, decepções, incertezas, medo.
Há tempestades de problemas que parecem que vão nos afundar. Ondas de todo lado, família, trabalho, igreja. É preciso clamar pela ajuda de Jesus. E Jesus estava calmo, sereno e tranquilo naquele barco. Porque ELE TEM TODO O PODER !
Quando os recursos humanos não podem mais ajudar, quando tudo parece perdido, quando não há mais solução, ainda há a palavra de Jesus. É ELE quem determina o final. O Mestre nos mostra que este mundo físico e palpável, pode ser subjugado pelo poder sobrenatural da fé.
Não há poder maior do que aquele que está no nome de JESUS. Quando se clama por este nome, o céu e a terra param. O mar e o vento se calam. Até as hostes do mal se submetem.
Confiar em Deus é entregar o barco do nosso ser ao comando de Jesus Cristo, o nosso Salvador.
Oração: Senhor Deus, ainda que a tempestade esteja tão forte, eu tenho o Senhor no barco da minha vida e na hora certa tudo vai se acalmar e irei sair vencedor(a). Creio que o teu poder para me dar a vitória é o mesmo ontem , hoje e sempre. Eu oro confiante, em nome de Jesus, amém.
(Fonte:Israel do Nascimento Silva- adaptado)
Tempestade - Deise do Vale
Para assistir ao vídeo dê um pause no play de músicas acima
O projeto Filme JESUS, missão que trabalha com a evangelização usando audiovisual, anunciou que concluiu a tradução para o 1500º idioma. O filme mais assistido da história, de acordo com o Livro Guinness dos Recordes, agora está disponível para a língua Daasanach, falada por um grupo étnico que habita partes da Etiópia, do Quênia e do Sudão.
Desde 1979, ano do seu lançamento, o Filme Jesus já foi exibido 7,5 bilhões de vezes, em todos os países do mundo. Em algumas áreas remotas é o único filme disponível na língua local.
Produzido pela missão Cruzada Estudantil para Cristo, o material continua causando um poderoso impacto, em especial na vida daqueles que ouvem pela primeira vez sobre o evangelho de Jesus, sua morte e ressurreição.
A missão estima que foram mais de 490 milhões decisões de seguir a Cristo após a exibição do filme, que encerra com um “apelo” a conversão.
Josh Newell, diretor de Marketing e Comunicações do Jesus Film Project, comemora. A nova tradução é mais um passo para alcançar os 865 grupos linguísticos do mundo que não possuem nada do evangelho disponível. Reunidos, eles somam aproximadamente 323 milhões de pessoas.
O objetivo da missão é oferecer a todas essas etnias a história de Jesus em sua língua até 2025.
“O Evangelho já chegou a todos os países modernos do mundo. Quando Jesus ordenou a seus seguidores que “fizessem discípulos de todas as nações” em Mateus 28:18-20, ele não estava se referindo às nações que conhecemos. A maioria desses países nem existiam quando Jesus deu o comando “, explica Newell. “Na Grande Comissão, Jesus ordenou aos seus seguidores que fizessem discípulos de todos os grupos étnicos e ainda faltam muitos deles”, finaliza.
Maiores informações sobre o filme e como se envolver em projetos de oração pelo alcance missionário podem ser encontrados em www.jesusfilm.org.
Para assistir ao vídeo dê um pause no play de músicas acima
O NOVO NASCIMENTO é experimentado por aquele que se arrepende de seus pecados e os deixa, crê no Senhor Jesus, e O aceita como Senhor e Salvador. A pessoa nascida de Deus, nascida do Espírito é uma NOVA CRIATURA, uma nova pessoa que evita o pecado e está disposta a viver em obediência a Deus e conforme a Sua palavra.
O Novo Nascimento é o maior milagre que Deus opera na vida do ser humano.
É preciso nascer de novo porque a religiosidade não purifica os pecados, e nem gera relacionamento genuíno com Deus. Precisamos nascer de novo porque a Bíblia afirma que estamos mortos em nossos delitos e pecados (Efésios 2:1-3). Nicodemos achava que por ser religioso, estava vivo. O problema é que, muitas vezes, a religiosidade nos afasta de Deus, porque a religiosidade se torna uma auto-justiça.
Se você deseja nascer de novo, faça essa oração de forma sincera:
"Deus, reconheço que não tenho vivido minha vida para Ti até agora. Tenho vivido para mim mesmo e isso é errado. Preciso de Ti em minha vida; eu Te quero em minha vida. Reconheço o trabalho completo de Teu Filho Jesus Cristo em ter dado Sua vida por mim na cruz do Calvário. Desejo muito ter o perdão que tens oferecido a mim tão livremente através do Seu sacrifício. Entre na minha vida agora, Senhor. Faça morada no meu coração e seja meu Senhor e meu Salvador. De hoje em diante, não serei mais controlado por meu pecado, ou pelo meu desejo de agradar a mim mesmo, mas seguirei a Ti todos os dias da minha vida. Eu oro no nome de Jesus, amém."
A maior evidência de que você nasceu de novo é que passará a sentir, pensar e agir como Jesus, porque agora a natureza de Cristo está em você
Se você decidiu se arrepender dos seus pecados e receber a Jesus hoje, bem-vindo à família de Deus. Agora, como uma forma de crescer mais perto dEle, a Bíblia nos manda complementar o nosso compromisso.
Siga o comando de Cristo de ser batizado.
Compartilhe com outra pessoa sobre a sua nova fé em Cristo.
Passe tempo com Deus diariamente. Crie o hábito diário de oração e leitura da Bíblia. Peça a Deus que aumente sua fé e seu conhecimento da Sua Palavra.
Tenha comunhão com outros que tomaram essa mesma decisão. Desenvolva uma amizade com um grupo de pessoas cristãs que possa responder às suas perguntas e apoiá-lo (a).
Encontre umaigreja localonde você possa louvar e servir a Deus.
Todo cristão verdadeiro deseja ter uma vida com Deus de muita comunhão, onde consiga ouvir a Sua voz, ter uma fé inabalável, força para vencer o pecado e cumprir o chamado que Deus tem para ele. Este desejo é sincero e agrada ao Senhor, mas por que será que uma grande parte dos cristãos não vive isso em suas vidas? A resposta pode estar em cinco coisas que atrapalham a vida de muitos crentes em nosso tempo.
1) Pecados “pequenos”
Existem alguns pecados que nós enxergamos como “pequenos” e que vamos deixando que façam parte das nossas vidas, se tornando aceitáveis para nós. Esses “pecadinhos” vão destruindo a nossa vida com Deus aos poucos, pois Deus não tolera o pecado, mesmo que o consideremos pequeno. Assim como uma pequena goteira vai gotejando pouco a pouco e destruindo os alicerces de uma casa com a umidade; esses pequenos pecados vão nos afastando de uma vida abundante com Deus. Alguns exemplos desses pecados são aquelas mentirinhas que contamos com freqüência, aqueles olhares com intenção impura, fofocas, brincadeiras de mau gosto, falta de respeito com os familiares, não honrar com a própria palavra, querer ter vantagem em tudo, etc. Enfim, geralmente é tudo aquilo que sabemos que é errado, mas insistimos em dizer: “Ah, isso não tem nada a ver”, “Só um pouquinho não faz mal”. Esses pequenos pecados atrapalham a nossa vida com Deus e abrem espaço para outros maiores, pois a Bíblia é clara: “Um abismo chama outro abismo…” (Salmos 42:7).
2) Falta de dedicação na vida com Deus
A correria do dia a dia tem sido a grande desculpa que muitos têm encontrado para dizer que não têm tempo para se dedicar a um relacionamento profundo com Deus. Por isso, não leem a Bíblia, oram pouco, não jejuam, não participam da obra de Deus, não evangelizam, não fazem questão de ter uma vida cristã que agrada ao Senhor. Acabam sendo crentes de final de semana. A falta de dedicação a uma vida séria com Deus é algo muito perigoso, que tem afastado muitos de uma vida abundante e, infelizmente, tem levado muitos a um terrível esfriamento da fé, a ponto de serem apenas religiosos de aparência e não servos de Deus verdadeiramente atuantes e consagrados.
3) Uma vida sem planejamento
A nossa vida passa muito rápido. Todos sabem disso. E não planejá-la é deixar que as circunstâncias decidam o que devemos fazer. As urgências tomam conta de tudo e se não planejarmos ter tempo com nossa família, certamente outras coisas tomarão esse tempo. Se não planejarmos acompanhar a vida de nossos filhos, outras coisas tomarão esse tempo. Se não planejarmos nossa vida com Deus, outras coisas tomarão o lugar que deveria ser de Deus. O segredo para ter uma vida abençoada é planejar tudo e fazer os planos virarem realidade com ações concretas. Se não tomarmos a atitude de priorizarmos as coisas mais importantes, nada acontecerá. Deus não fará a nossa parte! Por isso, é importante parar um pouco e pensar na sua vida com Deus, no que ela precisa mudar e no que você precisa fazer para ela melhorar. Planeje e execute!
4) Achar que tudo cai do céu
Uma coisa que gera um grande atraso na vida de muitos é achar que as coisas espirituais da nossa vida vão acontecer automaticamente, como que milagrosamente. A pessoa ora pedindo sabedoria a Deus, mas não conhece nada da Bíblia, nem busca saber como um cristão deve agir em cada situação. Como ela será sábia? Impossível! As coisas não caem do céu! É verdade que Deus nos abençoa de forma extremamente grandiosa, porém, não cabe a Ele fazer aquilo que nós temos condições de fazer. Por isso, uma vida de comunhão com Deus precisa ser uma parceria onde fazemos a nossa parte e Ele faz a Dele. A Bíblia diz que somos“cooperadores de Deus”(1 Coríntios 3:9), por isso, se você tem achado que as coisas vão cair do céu, mude sua maneira de pensar.
5) Pensar só nas coisas do mundo
O mundo moderno exige muito de nós. Estudos, trabalho, a competição para termos o sustento diário, etc. Todas essas coisas podem nos envolver de tal forma que façam da nossa vida apenas um busca desenfreada pelas coisas materiais. Respiramos isso, pensamos somente nisso, ficamos ansiosos e doentes porque queremos sempre mais e mais. Jesus nos ensinou que devemos buscar os tesouros do céu, onde traça nem ferrugem corroem. Isso significa que temos de ter cuidado com o tipo de tesouro que temos buscado. É verdade que estamos nesse mundo e que precisamos correr atrás de dinheiro e muitas coisas, isso não é errado. Mas será que correr atrás do Reino de Deus também não é algo importante? Pensar somente nas coisas do mundo e se esquecer do lado espiritual, do nosso chamado, da nossa responsabilidade como filho(a) de Deus, é meio caminho andado para o fracasso da nossa vida com Deus e com as pessoas.
Jesus disse: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas” (Mateus 6:33).
Hoje, o suicídio no Brasil já faz mais vítimas que a AIDS e mata mais do que vários tipos de câncer e, mesmo assim, muitas pessoas ainda não discutem o assunto e têm medo de encarar as doenças psicológicas que, muitas vezes, levam à morte. No Brasil, a cada 100 mil pessoas, quase sete tiraram a própria vida no ano de 2012. Além disso, para cada suicídio podem ter ocorrido mais de 20 outras tentativas que não deram certo. A vergonha, o desconhecimento e o desinteresse das vítimas e de seus familiares e amigos em tratar o problema são catalisadores que precisam ser combatidos.
Essa é uma das metas do Setembro Amarelo, campanha de prevenção de suicídio que chegou no Brasil em 2014.
O movimento acontece durante todo o mês de setembro no mundo todo e esse período foi escolhido porque o dia 10 de setembro é o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.
O principal objetivo do Setembro Amarelo é quebrar o tabu que existe envolvendo o suicídio. Doenças graves, como o câncer e a AIDS, já passaram por períodos nebulosos e foram combatidas através do conhecimento. Mas, para isso, foi necessário um esforço coletivo, liderado por pessoas corajosas e organizações engajadas. Quebrar tabus não é fácil, mas é preciso esclarecer, conscientizar e estimular a prevenção para reverter situações críticas como as que nós estamos vivendo. O problema de saúde pública que estamos encarando agora é causado, principalmente, pelo desconhecimento das pessoas sobre as causas do suicídio e os tratamentos para evitar que ele aconteça. Muitas vezes, familiares e amigos não reconhecem os sinais de que alguém querido vai tirar a própria vida. Aliás, muitas vezes, a própria vítima não entende que precisa de ajuda e acaba se afundando cada vez mais em uma solidão desesperadora. Por isso, é preciso falar sobre suicídio e discutir a depressão abertamente. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos de suicídio poderiam ser prevenidos se a pessoa buscar ajuda e se tiver a atenção de quem está à sua volta. Mas como fazer isso se a vítima não entende o que está sentindo e se os seus familiares e amigos não reconhecem os sinais?
COMO RECONHECER OS SINAIS
1 - Reconheça os padrões de pensamento suicidas. Normalmente, quem pretende tirar a própria vida apresenta os seguintes padrões: elas remoem pensamentos obsessivamente e não conseguem parar, se sentem extremamente sem esperança, vêem a vida como algo sem significado e, normalmente, descrevem uma sensação de nevoa nos pensamentos que dificulta a concentração;
2 - Reconheça as emoções suicidas. Elas podem se manifestar em alterações extremas de humor, excesso de raiva ou sentimento de vingança, ansiedade, irritabilidade e sentimentos intensos de culpa ou vergonha. Pessoas com tendência suicida normalmente se sentem um fardo para os outros e acreditam que estão sozinhas mesmo quando estão perto de outras pessoas;
3 - Reconheça avisos verbais. Quando alguém começar a falar muito sobre morte, preste atenção. Algumas frases são frequentes: “a vida não vale a pena”, “não vou mais ficar triste porque não vou estar mais aqui”, “você vai sentir minha falta quando eu for” ou “ninguém vai sentir minha falta se eu morrer”, “não aguento a dor, não consigo lidar com isso”, “estou tão sozinho que queria morrer”, “não se preocupe, eu não vou estar por aqui para ver o que vai acontecer”, “não vou te atrapalhar mais”, ou “queria não ter nascido”;
4 - Fique de olho na melhora súbita. Muitas vezes, o maior potencial para o suicídio não é o fundo do poço, mas a súbita sensação de melhora. Isso pode indicar que a pessoa aceitou a decisão de encerrar a própria vida e está aliviada por ter um plano. Então, se uma pessoa depressiva e com grandes tendências suicidas melhorar de uma vez, é melhor tomar providencias imediatas;
5 - Reconheça mudanças de comportamento. Quando você sentir que a pessoa está querendo fechar pontas soltas, doar seus pertences, fazer arranjos financeiros ou visitar vários entes queridos de uma só vez, é hora de intervir;
6 - Reconheça comportamentos irresponsáveis e perigosos como o uso excessivo de drogas (legais ou ilegais), direção imprudente e sexo desprotegido com vários parceiros;
7 - Procure por ferramentas possíveis para o suicídio. Por exemplo: se a pessoa comprou uma arma ou remédios sem motivo aparente, é hora de pedir ajuda;
8 - Perceba mudanças extremas na rotina, repare se a pessoa parou de frequentar, sem motivo aparente, eventos e lugares que sempre gostou de visitar. Quando alguém pára de praticar atividades que, até então, lhe davam prazer, é um grande sinal de alerta;
9 - Preste atenção na energia: pessoas depressivas ou suicidas normalmente têm pouca energia para tarefas básicas, têm dificuldade de tomar decisões e, por exemplo, falta de vontade de se relacionar sexualmente;
10 - Não ignore fatores de risco: morte de um ente querido, perda de emprego, bullying e separações traumáticas podem afetar e intensificar desejos suicidas. Um histórico de abuso físico ou sexual também pode servir de gatilho, assim como tentativas prévias de suicídio.
A DEPRESSÃO
Quem sofre desse distúrbio precisa de acompanhamento médico e químico. Um quadro depressivo não é curado com conversa, é curado com remédios para compensar a falta de substâncias químicas no cérebro. Por isso, não é preciso ficar com vergonha e nem se sentir inseguro. Depressão é uma doença e, assim como você trataria uma gripe, um resfriado ou um câncer, você deve tratá-la de acordo com a orientação médica.
COMO CONVERSAR
Conversar com alguém que tenha tendências suicidas pode parecer complicado mas, para saber o que dizer e como agir, basta ter paciência e escolher o tom certo. Quando alguém estiver exibindo sinais de risco, é fundamental falar de forma carinhosa e sem julgamentos. Escute com paciência, não julgue, não diga que a pessoa está fazendo drama ou exagerando, e nem fale que ela precisa ser mais forte. Não diga que ela deve se sentir com sorte pela vida que tem, e nem a faça se sentir envergonhada ou menor pelos seus pensamentos suicidas. Ao dizer esse tipo de coisa, você vai piorar a situação e fazê-la se sentir ainda mais determinada em tirar a própria vida. Ninguém mergulha nesse sentimento horrível por escolha própria, ninguém quer se sentir assim e ninguém deseja continuar nesse estado. Por isso, você precisa compreender e conversar sobre isso! Uma recomendação é ser direta e perguntar se a pessoa planeja algo ou pretende tirar a própria vida. Você vai sentir na resposta os sinais de alerta e, então, deve ligar para a emergência se souber que a pessoa já elaborou planos e precisa de ajuda imediata. Mas não espere a pessoa dizer que quer se matar para buscar ajuda. Muita vezes, a pessoa com tendências suicidas não conta seus planos ou compartilha seus pensamentos. Por isso, se algum conhecido está exibindo os sinais de alerta acima, procure ajuda.
BUSCANDO AJUDA PROFISSIONAL
Quem pensar em cometer suicídio deve ligar para o Centro de Valorização da Vida através no número 141, mas quem convive com essa pessoa também pode entrar em contato com essa linha de assistência. Os atendentes podem ajudar e, inclusive, te instruir e te conectar com psiquiatras e psicólogos. Aliás, o tratamento psiquiátrico é fundamental. Não acredite em sinais repentinos de melhora, quem sofre com tendências suicidas deve iniciar um tratamento urgente e tomar as medicações necessárias. Enquanto isso, você pode pedir ajuda para se livrar de possíveis ferramentas suicidas, como armas (brancas ou de fogo), drogas, medicamentos e produtos que possam ser ingeridos com o objetivo de causar a própria morte. Cerca de 25% dos suicídios acontecem através do enforcamento, então, enquanto a pessoa estiver sob tratamento, é importante esconder itens como gravatas, cintos, cordas e lençóis. Na fase mais crítica, a pessoa provavelmente vai ficar internada mas, se estiver em casa, é importante que você demonstre seu apoio e diga que está fazendo isso para ajudá-la. Depois que ela começar o tratamento, não saia do lado dela. Você precisa saber se ela está tomando os remédios de acordo com a prescrição, você precisa garantir que ela está frequentando as sessões de terapia e, além disso, você precisa ajudá-la a não ter uma recaída. Muitas vezes, a recaída vem depois do uso de bebidas alcoólicas, então, não deixe que ela beba enquanto está se tratando. Sente com ela e a ajude a elaborar um plano de segurança para aqueles momentos de desespero. Assim, quando ela pensar em suicídio outra vez, vai saber como agir para evitar o pior. É importante saber que, apesar de todas essas bandeiras vermelhas, 25% das vítimas de suicídio não demonstram nenhum sinal significativo. Então, é importante ficar de olho nos pequenos detalhes que podem surgir principalmente depois de algum trauma. Participe da campanha Setembro Amarelo pelo resto da sua vida e ajude a salvar outras.
(Fonte : Maria Confort -manualdohomemmoderno.com.br)
Para assistir ao vídeo dê um pause no play de músicas acima