Louvores ao Senhor

Free Jesus Cursors at www.totallyfreecursors.com

sábado, 30 de setembro de 2017

O QUE SIGNIFICA PERDER A ALMA?

O QUE SIGNIFICA PERDER A ALMA ?
Esta é uma pergunta das mais tradicionais quando o assunto é salvação da alma. 
Em evangelização já foi e é muito utilizada no meio cristão. Cabe bem quando queremos impactar alguém a aceitar a fé em Jesus Cristo, não é verdade? De fato, do ponto de vista da salvação eterna, de nada valeria a alguém desfrutar de todos os prazeres terrenos, obter conquistas notáveis, alcançar lugares elevados se ao fim da vida não tiver o seu nome escrito no Livro da Vida. Perder a alma, neste viés, significa condenação eterna ou separação definitiva de Deus. 
Mas o que também pode vir a ser "perder a alma"?
Creio que a alma é a psiquê, a sede das emoções, da sensibilidade, das percepções das coisas como belas ou feias, é o nervo exposto do espírito onde viajam os mais diversos sentimentos, é nela onde são tecidos os vínculos, os relacionamentos, é nela que habita o amor e o ódio é ela que faz o elo da minha materialidade animal com a minha espiritualidade. Por assim acreditar, o perder a alma também pode ter conotações bem mais práticas e pode ocorrer na esfera de nossa existência humana e material. 
1 - Posso perder a alma quando na minha desenfreada busca pela satisfação própria, por exemplo, troco aquilo que de fato pode me trazer vida em abundância por aquilo que é efêmero, passageiro, que se desgasta com o tempo ou me traz um prazer meramente imediato, ou de curto prazo. 
2 - Posso perder a minha alma, por exemplo, quando na tentativa de me promover no trabalho, utilizo-me de meios escusos, perco a minha consideração ao próximo ou me permito aceitar propostas que vão contra aquilo que é ético ou o que me promove em detrimento dos outros. 
3 - Perco a minha alma quando cedo à tentação de um relacionamento extra-conjugal, quando em transações comerciais tenho uma habilidade de sair ganhando enquanto o outro sempre perde e me vanglorio disto. 
4 - Perco minha alma quando me distancio de Deus, quando as minhas melhores emoções não estão vinculadas à Sua adoração, ao prazer de servi-lo, quando a correria da vida me distancia de uma relação íntima, diária e da total e irrestrita dependência do meu Pai que está nos céus. 
O mundo está cheio de pessoas "desalmadas". Pessoas incapazes de amar, de praticar atos revestidos do simples interesse de agradar o outro, sem contrapartidas, sem reciprocidades imediatas. 
Não sei você, mas eu estou cada dia mais convicto de que se não perco minha alma todos os dias, é porque a graça de Deus em Cristo Jesus tem me alcançado!
Para pensar e guardar... na alma e no coração!
(Fonte:Alexandre Marcos)

Nenhum comentário: