Louvores ao Senhor

Free Jesus Cursors at www.totallyfreecursors.com

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS NA PERSPECTIVA BÍBLICA CRISTÃ

De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), de cada oito potenciais doadores, apenas um é notificado. Enquanto em países como Espanha – referência mundial quando o assunto é transplante – são registrados perto de 40 por milhão, no Brasil essa taxa está próxima de 15.
Diversos fatores contribuem para este número, mas um dos principais é a negação familiar, uma vez que no Brasil, para ser doador, não é preciso deixar nada por escrito, e sim comunicar à família, pois somente os parentes podem autorizar a doação.
É importante ressaltar, por exemplo, que não existe um mercado negro de órgãos, e que todas as religiões enxergam a doação como um ato de caridade e amor ao próximo. Além disso, os transplantes ocorrem através de uma cirurgia tradicional e ao fim do procedimento o corpo é reconstituído, podendo ser velado normalmente.
A doação de órgãos e tecidos pode ocorrer após a constatação de morte encefálica, que é a interrupção irreversível das funções cerebrais, ou em vida.
Nesse caso, o doador é capaz de salvar mais de vinte pessoas, podendo doar córneas, coração,
fígado, pulmão, rim, pâncreas, ossos, vasos sanguíneos, pele, tendões e cartilagem. O doador em vida, por sua vez, deve ter mais de 21 anos e boas condições de saúde. Esse tipo de doação ocorre somente se o transplante não comprometer suas aptidões vitais. Rim, medula óssea e parte do fígado ou pulmão podem ser doados entre cônjuges ou parentes de até quarto grau com compatibilidade sanguínea. No caso de não familiares, a doação só acontece mediante autorização judicial.
(Fonte : www.adote.org.br )

UMA REFLEXÃO BÍBLICA CRISTÃ DO TEMA
O Poder De Fazer O Bem
Se você sabe qual é a coisa certa a fazer e não faz, para você e para mim isso é pecado. Tiago
escreveu "Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado" (Tiago 4:17). Muitas pessoas doam sangue regularmente, porque sabem que isso salva vidas e não faz nenhum dano à pessoa que doa e é um salva-vidas para muitas pessoas que dependem de sangue para sobreviver; tanto as vítimas de acidentes como aqueles que lutam com problemas graves de saúde, como câncer. Jesus disse: "O servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites"(Lucas 12:47) e, embora isso não significa que podemos pecar por não doar órgãos,podemos fazer muitas coisas boas para salvar vidas, na medida em que está em nosso poder fazê-lo. 
Salomão sabiamente escreveu: "Não negues o bem a quem de direito, estando no teu poder fazê-lo" (Provérbios 3:27) e assim se está dentro do seu poder salvar vidas, então por todos os meios você deve fazê-lo. E se fosse você a pessoa necessitada de um órgão ou de sangue? Você não ficaria grato por aqueles que doaram e por isso, salvaram sua vida?
Nós, cristãos, devemos nos sentir úteis ao doar sangue e, se necessário, até mesmo doar um órgão para alguém se isso significasse que ele morreria sem ele, ou permitir que nossos familiares autorizem a retirada de nossos órgãos após a nossa morte física, mesmo porque, teremos nosso corpo deteriorado. Por que eu precisaria dos meus órgãos se eu já estarei junto de Jesus em um lugar bem melhor? Que necessidade eu tenho deles quando eu confiei em Cristo e já tenho a vida eterna e quando ressuscitar receberei um corpo glorificado, como o do nosso Salvador Jesus? 
Esta é uma escolha totalmente pessoal e nós temos a liberdade de escolher doar ou não; mas temos que ter a convicção de que não há nada na Bíblia que nos impeça de tomar aquelas atitudes no ato de doação. Pelo contrário, Jesus disse que "Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos" (João 15:13), embora este texto está falando de um amor abnegado como o de Jesus demonstrado na cruz, o conceito está dentro do contexto deste artigo. Sabemos que "Deus prova o seu próprio amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós" (Romanos 5:8) e assim 
"Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos" (1 João 3:16).

(Aldenir Araújo - adaptado)

Nenhum comentário: