Louvores ao Senhor

Free Jesus Cursors at www.totallyfreecursors.com

terça-feira, 26 de setembro de 2017

A VERDADEIRA HISTÓRIA DE COSME E DAMIÃO

No século 3 depois de Cristo,  na Arábia, nasceram dois meninos gêmeos.  Seus pais eram servos de Deus e adoravam ao Senhor Jesus. Seus  nomes: Cosme e Damião. Desde pequenos gostavam muito de brincar como se fossem médicos, curando um ao outro.
Quando eles cresceram, foram estudar na Síria  e se formaram em médicos. Eles receberam um apelido de “anargiros”., que significa “Inimigos do dinheiro”.
Eles foram chamados assim porque não recebiam dinheiro algum das pessoas que medicavam e que ficavam curadas através deles.
Por trabalharem de graça e sem cobrar nada, eles ficaram muito conhecidos. Então, eles aproveitavam que muitas pessoas vinham até eles para serem consultadas de suas enfermidades, que falavam do amor de Jesus à elas e ainda oravam para que Deus as curasse naquilo que eles não podiam fazer; muitos milagres aconteceram.
Com isso, eles chamaram a atenção de todo povo e Imperador romano Diocleciano ficou sabendo da fama deles . Diocleciano odiava os cristãos porque eles eram fiéis a Jesus Cristo e não adoravam ídolos e esculturas consideradas sagradas pelo Império Romano. E por pregarem o amor a Jesus e por falarem que não devemos adorar a ídolos, o Imperador mandou guardas para a cidade de Egeia onde estavam Cosme e Damião para prendê-los.  Cosme e Damião foram presos, levados ao tribunal e acusados de se entregarem à prática de feitiçarias para disfarçar as curas que realizavam. Ao serem questionados quanto as suas atividades, eles responderam:
"Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo, pela força do Seu poder".
O Governador Lísias mandou que eles adorassem e se ajoelhassem diante de algumas imagens.Porém, como seguidores de Jesus, nunca poderiam fazer isso(Êxodo. 20:4, 5). Declararam que aqueles falsos deuses não tinham poder algum sobre eles, e que só adorariam o Deus Único, Criador do Céu e da Terra. Mantiveram a Palavra do testemunho de Cristo, impressionando a todos por seu Amor e sua entrega a JESUS.
Não renunciaram aos princípios de Deus, e sofreram terríveis torturas por isso.  
Mesmo torturados, não abalaram sua convicção e jamais negaram a fé.
Em 303 d.C., o Imperador decretou que fossem condenados à morte.
Os dois irmãos foram colocados no paredão para que quatro soldados os atravessassem com setas, mas eles resistiram às pedradas e flechadas. Foram então martirizados, militares foram obrigados a recorrer à espada e cortaram suas cabeças.
Cem anos depois disso, iniciou-se uma veneração aos seus restos mortais e às imagens que foram esculpidas em sua homenagem. Dois séculos após sua morte, por volta do ano 530, o Imperador Justiniano ficou gravemente doente e deu ordens para que se construísse, em Constantinopla, um grandioso templo em honra de Cosme e Damião. A fama dos gêmeos também correu no Ocidente, a partir de Roma, por causa da basílica dedicada a eles, construída  entre os anos de 526 e 530. A solenidade de consagração da basílica ocorreu num dia 26 de setembro e assim, Cosme e Damião passaram a ser festejados em data próxima a essa.
Você acha que Cosme e Damião se ajoelhariam ou rezariam pedindo proteção a alguma imagem? Ou ainda aceitariam que fizéssemos oferendas ou promessas no nome deles?
Lendo a Palavra de Deus, concluímos que não; já que foi por isso que eles morreram, não querendo adorar a outros deuses, nem fazendo o que Deus disse que era abominável. 
Quanto a comer ou não os doces oferecidos a eles, o apóstolo Paulo nos ensinou – 
leia 1ª Coríntios 8:4-8 “ No tocante à comida sacrificada a ídolos, sabemos que o ídolo, de si mesmo, nada é no mundo e que não há senão um só Deus. Porque, ainda que há também alguns que se chamem deuses, quer no céu ou sobre a terra, como há muitos deuses e muitos senhores, todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele. Entretanto, não há esse conhecimento em todos; porque alguns, por efeito da familiaridade até agora com o ídolo, ainda comem dessas coisas como a ele sacrificadas; e a consciência destes, por ser fraca, vem a contaminar-se. Não é a comida que nos recomendará a Deus, pois nada perderemos, se não comermos, e nada ganharemos, se comermos.”
1ª Coríntios. 10:28 “Se alguém disser: Isto é coisa sacrificada a ídolos, não coma, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência.”.

Jesus falou “Eu sou o Caminho, a Verdade e a vida, ninguém vem ao Pai se não for por mim” (João 14:6) 
Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,” (1ª Timóteo 2:5). 
Então, segundo a Bíblia Sagrada, devemos somente fazer orações ao Deus Criador, em nome de Jesus, porque Ele é o nosso único intercessor diante do Pai Celestial e nos afastar de tradições que contrariem aos ensinamentos da Palavra de Deus. 
Respeitamos e amamos a todos que acreditam e praticam de forma diferente e oramos para que o Senhor ilumine seu entendimento.

Adaptado da Apec e http://www.montesiao.pro.br/estudos/festaspagas/cosmedamiao.html  / http://www.hermesfernandes.com/2014/09/a-verdadeira-historia-de-cosme-e-damiao.html)

Nenhum comentário: