Louvores ao Senhor

Free Jesus Cursors at www.totallyfreecursors.com

domingo, 24 de janeiro de 2016

DESTINO EXISTE? POSSO ESCOLHER MUDAR OU NÃO TEM JEITO?

SORTE OU DESTINO
O que Bíblia diz sobre sorte ou destino?
A Bíblia ensina que o homem foi criado com a capacidade de fazer escolhas morais e que ele é responsável por essas escolhas. Pecamos porque escolhemos pecar. Não podemos culpar a “sorte”, a predestinação ou Deus. Tiago 1:13-14 diz: “Quando alguém for tentado, não diga: “Esta tentação vem de Deus.” Pois Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo não tenta ninguém. Mas as pessoas são tentadas quando são atraídas e enganadas pelos seus próprios maus desejos.”. 
Para evitar uma ideia errônea, não somos os soberanos mestres de nossa sorte. Só Deus é soberano! 
O Seu controle soberano é chamado “providência”. Ele escolheu dar-nos o livre arbítrio e criou um universo moral, no qual a lei da causa e efeito é uma realidade. Mas Deus é o único Deus e não há “acidentes” no universo.
Um Deus Onisciente, Todo-Poderoso deve ter um plano, de modo que não deve ser surpresa que a Bíblia fale de um plano divino. A providência de Deus age no sentido de realizar o Seu plano original para a criação.
Deus fala em Isaías 48:3: “ Com as minhas mãos, coloquei a terra no seu lugar e estendi o céu. Dei uma ordem, e eles começaram a existir.” O que Deus anuncia, Ele faz e tudo pode anunciar com séculos de antecedência. Lutar contra o plano de Deus é inútil: “Não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho contra o SENHOR”. (Provérbio 21:30). Esta foi a razão porque a Torre de Babel jamais foi completada (Gênesis 11:1-9); porque os que perseguiam Daniel foram atirados aos leões (Daniel 6:24); porque Jonas ficou um tempo no ventre de um peixe (Jonas 1:17) .
Em Atos 9:5, Jesus aparece a Saulo de Tarso com uma declaração interessante: “E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões”. Obviamente, Jesus tinha um plano para Saulo, contra o qual Saulo havia resistido (penosamente). Exercer nossa liberdade contra o plano de Deus pode ser penoso.
Mais tarde, Jesus disse a Saulo que um homem chamado Ananias iria visitá-lo, quando, então, Jesus disse a Ananias: “E o Senhor lhe disse: — Apronte-se, e vá até a casa de Judas, na rua Direita, e procure um homem chamado Saulo, da cidade de Tarso. Ele está orando e teve uma visão. Nela apareceu um homem chamado Ananias, que entrou e pôs as mãos sobre ele a fim de que ele pudesse ver de novo.” (versos 11,12). Obviamente, Jesus tinha um plano também para Ananias. Ora, Ananias não queria visitar Saulo (versos 13-14). Ele poderia ter agido como Jonas, tomando outro caminho. Se tivesse sido esta a sua escolha, Deus teria um “peixe” preparado para trazê-lo de volta. Ananias obedeceu (verso 17). Exercer nossa liberdade para seguir o plano de Deus traz bênção.

Em suma, a Bíblia ensina que Deus está no controle. Ao mesmo tempo, Ele nos deu liberdade para obedecê-Lo ou desobedecê-Lo. Na Palavra de Deus, Jesus diz que há duas escolhas para o homem (Mateus 7:13, 14) e nos fala de duas portas e dois caminhos: a porta estreita e a larga, o caminho espaçoso e o apertado. Jesus diz que a escolha errada leva à perdição “porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição”. É importante entendermos que em alguns casos, ou na maioria deles, as escolhas erradas não trazem morte física imediatamente, mas sim, longos momentos de dor e sofrimento pelo sentimento de culpa. Às vezes, o homem pode pegar um caminho sem volta, como o das drogas, por exemplo. Peça orientação a Deus para poder fazer as escolhas certas, até mesmo as pessoas com quem se relaciona.
Hoje invoco o céu e a terra como testemunhas contra ti, de que apresentei claramente diante de ti os caminhos da vida e da morte; a bênção e a maldição. Escolhe, pois, o caminho da vida, para que viva plenamente, tu e tua descendência. “ (Deuteronômio 30:19)

(adaptado de solascriptura-tt.org)

Nenhum comentário: