Louvores ao Senhor

Free Jesus Cursors at www.totallyfreecursors.com

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

CUIDADO COM CÃES E GATOS NO PERÍODO DE FESTAS

O barulho estrondoso dos fogos de artifício deixa os cães e gatos nervosos, com medo ou assustados. Quando se aproxima o Natal, ano novo, a preocupação dos donos é como fazer com que o seu animal de estimação não se descontrole nesses momentos. Muitos animais fogem apavorados e acabam perdidos e/ou atropelados; outros na ânsia de se livrarem do intenso barulho terminam enforcados em suas próprias correntes, coleiras; alguns animais têm convulsões; há ainda os que pulam das janelas de apartamentos, tamanho o pavor que sentem dos fogos. Não é difícil que um animal mude completamente seu comportamento após passar pela tortura de não ter como se livrar da intensa queima de fogos.
COMO AGIR
O primeiro instinto dos donos é acalmar o cão ou gato, fazendo carícias e falando com voz terna. Mas os animais não pensam da mesma maneira que os humanos e ao reagir desta forma, os donos estão incentivando o medo, como que dizendo: “tem razão em agir desta forma”. Perante isso, os animais vão reforçar o comportamento, ou seja, vão se mostrar mais medrosos e ansiosos sempre que ouvirem barulhos intensos.
Por mais difícil que seja, os donos devem ignorar qualquer sinal de medo e recompensar o animal sempre que este se mostre calmo. Só inspirando confiança nele é que ele perde progressivamente o medo. Ou seja, se o animal começar a tremer, o dono não deve afagá-lo; se ele se esconder, o dono não deve falar de forma terna. Use o seu tom normal para chamá-lo e cada passo que ele der em frente, recompense-o com elogios. Não deve também castigá-lo por mostrar medo. Leve-o à cama dele para que aí se sinta em segurança. Se ele não relaxar, tente brincar com ele.
Feche as persianas e as cortinas para isolar o som e a luz. Ligue a televisão ou o rádio ou ponha um CD/DVD a tocar. Prepare um abrigo dentro de casa, uma espécie de toca, longe da janela, onde o animal possa “se abrigar”. Pode ser uma mesa coberta com uma toalha. Leve-o até lá e dê-lhe um dos brinquedos para se distrair. Se a cama ou local de descanso dele está junto da janela, coloque-a atrás de um sofá ou numa parte mais isolada da casa.
Alimente-o uma hora antes dos fogos de artifício começarem, para que esteja com sono na altura de soltar os foguetes. Nunca leve o animal a um espetáculo de fogos de artifício.
(Fonte:ethosanimal.com.br}

Nenhum comentário: