Em nossa vida sempre seremos atingidos, magoados e decepcionados. A questão, portanto, não é como passar pela vida e não sermos vítimas de algum mal que nos fizeram, mas se vamos ou não liberar o perdão a quem nos prejudicou.
Somos vítimas de amigos que quebram suas promessas, de patrões que não mantêm suas decisões, somos enganados por palavras doces, mas que escondem o veneno amargo do egoísmo e da mentira, somos rejeitados, maltratados, caluniados, traídos...
Antes, contudo, de nos vingarmos ou odiarmos quem nos fez tanto mal, precisamos ser honestos e reconhecer que também falhamos , que não somos perfeitos; e não somente isto: falhamos com Deus! E como o Senhor nos trata?
“Se confessarmos nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”.
(1João 1.9) Por meio de Jesus Cristo, de seu sangue derramado na cruz do Calvário, Ele nos perdoa, mesmo sem merecermos.
A nossa dívida com Deus é impagável. Por isso, o perdão de Deus é ilimitado. E Jesus foi enfático em afirmar que se não perdoarmos, não seremos perdoados: “Assim também meu Pai celeste vos fará, se do íntimo não perdoardes cada um a seu irmão” (Mateus 18.35).
Quem não perdoa não pode orar. Quem não perdoa não pode trazer sua oferta ao altar. Quem não perdoa não pode ser perdoado. Quem não perdoa adoece fisicamente. O perdão é até mesmo uma questão de bom senso. Quando guardamos mágoa de alguém, acabamos nos tornando prisioneiros dessa pessoa. Ela nos escraviza e nos mantém em cativeiro. Quando nutrimos mágoa de alguém, esse alguém nos perturba continuamente. Se vamos nos assentar para tomar uma refeição, essa pessoa tira o nosso apetite. Se vamos sair de férias, essa pessoa pega carona conosco.A maior tortura que aquele que não libera perdão pode sofrer é tornar-se vítima do próprio ódio. Aquele que retém o ódio acaba se tornando prisioneiro da raiva, da culpa, da vingança e melancolia. Vive preso a grilhões, não consegue ser plenamente feliz.
Portanto, mesmo que o outro "não mereça", para o nosso próprio bem, é hora de pedirmos a Deus força para conseguirmos perdoar.
Que Deus nos abençoe e nos ensine a liberar o perdão que gratuitamente recebemos de Deus!
(adaptado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário